Vinte e três mulheres são homenageadas em sessão solene na CMM

por André da Silva Figueiredo publicado 10/03/2022 13h03, última modificação 10/03/2022 13h03

Na noite desta quarta-feira, dia 9 de março, a Câmara Municipal de Marabá realizou sessão solene para homenagear 23 mulheres, que receberam as comendas Beta Moreira e Mirian Chaves. Ao abrir a sessão, o presidente da Câmara, Pedrinho Corrêa, passou a condução dos trabalhos às vereadoras Cristina Mutran e Elza Miranda, secretária da Mesa Diretora da CMM e presidente da Comissão de Defesa da Mulher, respectivamente.
Elza Miranda disse que a mulher é um braço forte e tem em suas mãos o poder de transformação, ter o dom de dar a vida, “mas claro, ao lado dos homens maravilhosos”.
Cristina Mutran salientou que tem acompanhado muitas mulheres que lutaram, ao longo dos anos, em prol de conquistas para a coletividade.
No passado, recorda Cristina, as mulheres não tinham o direito ao estudo, além do primário. Mas a partir da luta de muitos movimentos, conseguimos ingressar nas universidades. Hoje, a maior parte dos professores do ensino superior é de mulheres. “Agora em fevereiro alcançamos 90 anos da conquista de votar e ser votada. A despeito do que já conquistamos, ainda há muito a avançar”, reconheceu.
Ao usar a palavra, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Correa disse ainda há muito a avançar no protagonismo das mulheres, e que o Parlamento está de portas abertas para ajudar a discutir novas conquistas. “Através desta sessão, a Câmara demonstra seu respeito ao trabalho de todas elas”.
Em seguida, Pedrinho Corrêa convidou Elza Miranda, presidente da Comissão de Defesa da Mulher e a primeira secretária da Mesa Diretora, Dra. Cristina Mutran, para conduzirem os trabalhos da noite.
Coronel Araújo falou na tribuna em nome dos vereadores homens da Casa de Leis. “Trago o abraço, respeito e consideração de todos os homens que atuam no Parlamento marabaense. Apesar dos avanços recentes das políticas públicas em favor das mulheres, ainda há muitas barreiras a derrubar para alcançar a igualdade entre gêneros”, disse.
Para compor a mesa que conduziu a sessão, foram convidados o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general Giovani Moretto; Coronel Deivid Sarah Lima, comandante do CPR II; Priscila Veloso, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e representando o prefeito Tião Miranda; Júlia Rosa, coordenadora especial de Políticas Públicas para Mulheres; Irismar Melo, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB; Vanda Américo, vereadora licenciada e presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá; e Claudia Chini, representante do Fórum Permanente de Mulheres de Marabá e Região.
Receberam a comenda Beta Moreira as seguintes mulheres: Sidnea Cardoso de França, Maria Aparecida Vidal Tavares, Ana Rosa Alves Sirqueira, Nelma de Fátima Guimarães Barros, Maria do Socorro Matos Araújo, Adriana Santos Azevedo, Letícia Araújo de Souza e Walternice dos Santos Vieira.
A comenda Mirian Chaves foi concedida para Jandira Ribeiro da Silva, Maria do Céu Carneiro de Freitas, Maria Raimunda Costa Miranda, Maria de Fátima Morgado Silva, Marinólia Santos de Jesus, Enilza de Souza do Carmo, Deyse Araújo Mendes, Joaneide Oliveira, Uesléia Damaceno de Castro, Raquel Barbosa de Oliveira Pereira, Eliane Soares Vieira, Gessiane Melo Moreira, Tatiana Teixeira de Castro Carvalho Beckemkamp, Cristine Magela Corrêa Lima, Francisca Paula Morais da Gama.
Além das mulheres citadas, também recebeu comenda de Honra ao Mérito a Patrulha Maria da Penha, pelos relevantes serviços prestados à comunidade marabaense desde sua implantação.