Visita do Padroeiro de Marabá marca solenidade na Câmara
Nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, Marabá celebra seu santo padroeiro, São Félix de Valois. Diante da importância dessa data, a Câmara Municipal recebeu, na manhã desta terça-feira (18), a visita de sua imagem em seu plenário. A solenidade foi solicitada pela Diocese de Marabá e tem como objetivo fortalecer os laços da tradição religiosa local com o Poder Legislativo.
Diante da relevância do momento, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ilker Moraes (MDB), agradeceu a presença de todos, afirmando que, para o Parlamento de Marabá, é uma honra receber a comunidade católica juntamente com o padroeiro do município. “A visita da imagem de São Félix de Valois faz parte das atividades religiosas alusivas ao padroeiro de Marabá e tem como objetivo fortalecer os laços entre a tradição religiosa local e o Poder Legislativo, valorizando o patrimônio espiritual que há décadas inspira os cidadãos de Marabá. Momentos como esse são gratificantes, e nos sentimos honrados em poder recebê-los”, declarou.
Ao fazer uso da palavra, o padre Ademir Gramelik, pároco da igreja matriz da Marabá Pioneira, destacou a necessidade de sintonia entre as autoridades eclesiásticas e civis, para que se construa uma sociedade cada vez mais equilibrada. Ele ressaltou que a solenidade reforça a percepção de que, em Marabá, essa parceria vem se consolidando. “É importante que as autoridades religiosas e civis caminhem lado a lado, e a presença da imagem do nosso padroeiro aqui nos deixa muito contentes. Isso consolida ainda mais a ideia de que o Parlamento de Marabá é aberto a todos os segmentos, cumprindo com maestria suas responsabilidades com a sociedade”, enfatizou.
Autora do projeto que instituiu o Festejo de São Félix de Valois como Patrimônio Cultural Imaterial, a vereadora Cristina Mutran (MDB) afirmou que a visita da imagem ao Parlamento é de grande valia, pois fortalece a fé da comunidade cristã. “É com grande alegria, respeito e devoção que recebemos a imagem do padroeiro de Marabá em nosso Parlamento. Sua presença neste plenário não é apenas um momento religioso — vai além disso — é um símbolo de união e fé do povo de Marabá. Em 2023, tive a oportunidade de criar o projeto de lei que torna o festejo de São Félix patrimônio cultural e imaterial de nosso município. Essa ação nos dá a segurança de que nossas tradições serão preservadas e de que a memória de nosso padroeiro será mantida”, ressaltou.
O bispo diocesano, Dom Vital Corbellini, expôs que a vida de São Félix de Valois foi marcada por lutas, sempre em favor dos mais pobres, e que esse exemplo deve ser seguido por todos, especialmente pelas autoridades. “Estamos muito felizes em ser mais uma vez recebidos na Casa do Povo. A vida de São Félix é uma vida de luta, sempre em prol dos menos favorecidos, assemelhando-se ao propósito deste Parlamento. Estar aqui é muito gratificante e nos deixa cada vez mais seguros de que podemos contar com o apoio de todos”, disse o líder religioso.
Com uma consolidada atuação na comunidade católica de Marabá, o vereador Jimmyson Pacheco (PL) afirmou que a solenidade fortalece cada vez mais os laços de fraternidade, fé e devoção entre os cristãos católicos, além de reafirmar o papel social do Parlamento de Marabá. “Neste momento especial, acolhidos pela Câmara de Vereadores, fortalecemos os laços que unem nossa crença, nossa identidade e nossa história. A visita do santo, mesmo em sua forma representativa, é para nós um gesto de esperança, lembrando-nos de que a vida pública também é um espaço de cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”, concluiu.