Alepa realiza formação legislativa na Câmara de Marabá

por André da Silva Figueiredo publicado 08/04/2022 12h25, última modificação 08/04/2022 13h00

Nesta quinta-feira, dia 7, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) iniciou em Marabá uma formação para representantes de 12 municípios da região de Carajás. O evento, denominado de Forma Alepa/Elepa Itinerante, acontece no Plenário da Câmara Municipal de Marabá, e conta com dezenas de servidores de Câmaras da região.
Doze municípios receberão o serviço da Escola do Poder Legislativo: Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
Na abertura da programação, participaram a deputada Nilce Pinheiro, 1ª secretária da Alepa; Karam El Hajjar, secretário de Planejamento; Dra. Cristina Mutran, 1ª secretária da Câmara de Marabá; Maria Betânia Fidalga Arroio, diretora da Escola Legislativa do Pará; Rebeca Reschi, secretária legislativa da Alepa; e Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo de Marabá.
Maria Betânia Fidalga Arroio disse que a Alepa vai realizar mais eventos em parceria com a Escola do Legislativo de Marabá, visando contemplar a região de Carajás. “Estamos discutindo gestão legislativa para instrumentalizar vereadores e assessores para que o ato de legislar possa beneficiar a população em geral. A educação é a base do processo”, sustentou ela.
A deputada Nilce Pinheiro destacou a relevância da Escola do Legislativo para a comunidade e na formação para os servidores. Este é um espaço de excelência e conhecimento. A culminância disso tudo é o acordo de cooperação para fortalecer as relações entre as instituições do Pará. “A Escola Legislativa do Pará é um case de sucesso no País, credenciamos cursos superiores e nossos colaboradores podem fazer graduação em gestão pública e pós-graduação em Gestão Legislativa”, disse a deputada.
Durante o evento, foi realizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa do Pará e a Câmara Municipal, para a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, com o objetivo de estabelecer e regular a implementação das ações de qualificação junto aos municípios.
A diretora da Escola do Legislativo de Marabá, Gabriela Silva, parabenizou a Alepa por fortalecer a Elepa e por trazer a Marabá a cooperação com leque de formação para os municípios da região. “Estou emocionada e feliz por esse momento de compartilhamento e troca de conhecimento. A educação cidadã é extremamente importante para formação de jovens e agentes políticos”.
A deputada Cristina Mutran mostrou-se impressionada com a formação que a Alepa oferece aos municípios. Para ela, a parceria vai ajudar a fortalecer ainda mais a Escola do Legislativo de Marabá, ajudando a preparar servidores públicos e a sociedade civil. “Serão três dias de aprendizado e a Elmar vem desenvolvendo importante trabalho nesta Casa, levando formação a vários municípios da região e se tornou um modelo a ser seguido”, informou.