Bispo Dom Vital apresenta Campanha da Fraternidade ligada à COP 30
Esteve na Câmara Municipal de Marabá nesta terça-feira (8), durante a sessão ordinária, o bispo Diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini, para apresentar aos vereadores e público presente a Campanha da Fraternidade 2025 da Igreja Católica.
Ele destacou que o objetivo é promover o espírito quaresmal em tempos de crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra. Ele também destacou a necessidade de aprofundar o evangelho da criação, explicitando a doutrina social da igreja para vivenciar o ano jubilar em unidade com a família e com a comunidade.
Dom Vital enalteceu o tema central da campanha: “Fraternidade e Ecologia Integral”, apontando que ela é proveniente da Bíblia, em que a criação está a serviço da vida e da salvação.
O bispo também lembrou que os homens fomos criados à imagem e semelhança de Deus e que é possível um equilíbrio sustentável entre a vida do campo e da cidade: “as cisternas, a produção familiar, a agricultura familiar, os nossos lixos os nossos rios precisam ser controlados”.
Diversos vereadores parabenizaram o tema da Campanha deste ano, ainda mais com o direcionamento dialogando com a COP 30, que será realizada no Pará em novembro próximo.
Em seguida, a professora e escritora Lady Anne de Souza, falou sobre a idealização e lançamento do E-book "COP 30 nas Escolas, Amigos da Casa Comum", livro lançado em agosto de 2024.
O material foi produzido pela Pastoral da Educação do Regional Norte 2, com a participação de autores do Pará. O objetivo do e-book é ampliar o debate sobre mudanças climáticas e responsabilidade socioambiental no ambiente escolar, em preparação para a Conferência do Clima da ONU.
Lady Anne, destacou a acolhida do livro no país. “Tivemos uma boa receptividade no Brasil e agora fomos convidados pela articulação da Igreja na COP 30, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para lançarmos nacionalmente”, explica a professora e atual coordenadora regional da Pastoral da Educação no Pará e Amapá.
A segunda etapa do lançamento nacional acontecerá on-line no próximo dia 24 de abril, com tradução para o espanhol. Em seguida, o e-book será apresentado presencialmente em São Paulo, em versão impressa, para bispos e lideranças de todo o País.
O momento, para Lady Anny é de muita alegria. “Nós, enquanto igreja, elaboramos um e-book a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), juntamente com os documentos do Papa Francisco”, revela.