Câmara entrega comendas na sessão de encerramento do ano legislativo

por André da Silva Figueiredo publicado 16/12/2021 15h05, última modificação 16/12/2021 15h09

Presidida pelo vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, a sessão solene de encerramento da Câmara Municipal de Marabá foi marcada por discursos emocionados e entrega de comendas de Cidadão Marabaense e Honra ao Mérito a personalidades que prestaram de relevantes serviços à cidade.
Além disso, após a sessão, todos foram convidados para se dirigirem ao estacionamento da Câmara, onde acompanharam uma cantata de Natal com o Coral Mater Amabillis, da Paróquia Sagrada Família.
O vereador Miguel Gomes Filho lembrou que as homenagens, com entrega de comendas de Honra ao Mérito e Cidadão Marabaense, são destinadas para personalidades marcantes na história de Marabá e que possuem trabalho pelo município. O parlamentar ressaltou que os nomes dos homenageados tiveram aprovação unânime dos vereadores.
Para dar celeridade ao evento e prestigiar a fala dos homenageados, o vereador Ilker Moraes discursou em nome dos demais parlamentares. Ele frisou que o ano foi de muito trabalho e nada mais justo do que encerrar o período legislativo homenageando quem, de fato, faz a cidade crescer e se desenvolver, que são os cidadãos que labutam pelo município.  
O vereador também salientou que todos que estão sendo homenageados têm legado na cidade e é importante o reconhecimento do Poder Legislativo. “Desejo um Feliz Natal e um próspero Ano Novo em nome do parlamento marabaense”.
O primeiro homenageado a usar a palavra foi Raimundo Norato da Silva. Ele destacou que chegou a Marabá há 58 anos, com 15 anos de idade, vindo do Maranhão. “Hoje estou sendo homenageado recebendo o título de Cidadão Marabaense. A terra de Francisco Coelho é terra de todos nós. A partir de hoje eu sou marabaense”, disse, orgulhoso.
O comunicador e servidor público Adenilson Godinho falou um pouco do seu currículo e afirmou que chegou a Marabá há 10 anos, com a missão de ser o apresentador oficial da Divisão do Estado do Pará, defendendo a causa do Estado de Carajás. Adenislon ainda afirmou que foi apresentador de TV, radialista e teve também uma experiência como cerimonialista da posse do Governador Helder Barbalho em Marabá. Além de ser o apresentador oficial do Círio da cidade. “Nessa década que se insere a minha vida em Marabá fiz muita amizades e construí parte da minha história profissional. Eu costumo dizer que não escolhemos o lugar que vamos nascer, isso é uma determinação de natureza divina. Mas, escolhemos o lugar que amamos e decidimos morar”.
Os homenageados pela Câmara Municipal foram os seguintes:
CÍCERO RIBEIRO DOS SANTOS; POSSIDÔNIO MARTINS REIS; JOSÉ BASTOS GABY; RAIMUNDO NORATO DA SILVA; DIMAS VALÉRIO; JOSÉ LUIZ BATISTA; EMILIANO FURTADO CAMPOS; ANTÔNIO CARLOS SILVA PEREIRA; ANTÔNIO MAURO FREIRE; OSEAS RODRIGUES DE MACÊDO FILHO; MARCOS ALBERTO PEREIRA SANTOS; SÉRGIO DIAS DE FRANÇA LINS; JOSÉ RAIMUNDO DO NASCIMENTO OLIVEIRA; CAIO MARCO BERARDO; MARIA DE FÁTIMA ZÚNIGA MUTRAN; ADENILSON FREITAS GODINHO; ALESSANDRO CORRÊA DA SILVA; MANOEL MOURA DE SANTANA NETO; JOSÉ RICARDO PASSOS CHAVES; BENEDITO TOBIAS SABBÁ CORRÊA; e CÍCERO RIBEIRO DOS SANTOS.