Câmara faz campanha em prol das vítimas de enchente no RS

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 13/05/2024 09h47, última modificação 13/05/2024 09h47

Na última semana, a Câmara Municipal de Marabá engajou-se na campanha nacional em prol das vítimas das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul, as quais deixaram milhares fora de suas casas, vivendo em abrigos improvisados ou em casa de parentes ou pessoas próximas.

A contribuição do Parlamento ocorreu de duas formas. Primeiro, 100 das 400 cestas básicas de alimentos não perecíveis arrecadadas por intermédio das inscrições para a 3ª Corrida do Legislador foram redirecionadas para as vítimas do flagelo climático no Rio Grande do Sul. Além disso, uma campanha interna, entre servidores e vereadores, arrecadou kits higiênicos também para serem enviados para os irmãos gaúchos.

E para garantir que os produtos arrecadados vão chegar ao destino, a Câmara Municipal procurou um parceiro sério e que tem vários meios de logística para isso, que foi o Exército Brasileiro, por meio do CSSM (Clube de Sargentos e Subtenentes de Marabá), localizado na Vila Militar Presidente Castelo Branco.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, destaca a necessidade de todo o País abrir os braços para abraçar os irmãos gaúchos mas, ao mesmo tempo, estender a mão para ajudar os necessitados. “São milhares de pessoas que perderam a condição de trabalho, suas casas e tudo que possuíam. Esse gesto dos vereadores e servidores é importante para minorar o sofrimento dessas pessoas”, diz ele.

Representantes de grupos de corrida também se uniram à campanha e concordaram na doação de parte dos alimentos arrecadados para as vítimas das enchentes no Sul. Gilberto Ferreira, do Grupo Viva Mais, esteve presente como parceiro da Corrida do Legislador e parabenizou o gesto dos componentes do Poder Legislativo em mobilizar seus servidores para ajudar os necessitados. “Essa ação é de suma importância porque embora a gente acompanhe muitas informações pelos veículos de comunicação, só quem está lá sabe o impacto desse desastre natural”, disse ele.

O vereador Cabo Rodrigo destaca a generosidade do povo marabaense em prover ajuda em várias frentes para apoiar as pessoas que, de uma hora para outra, perderam tudo que possuíam e estão até mesmo sem alimentos e roupas. “Somos solidários, somos irmãos, e precisamos continuar ajudando as pessoas que estão do outro lado do País. É distante, mas essa ajuda chegará lá por meio dos nossos parceiros”, garantiu.

Durante a entrega dos produtos arrecadados, na sede do CSSM, na última sexta-feira, os diretores do clube e ainda o comandante da 23ª Brigada, general Eduardo da Veiga Cabral, que agradeceram à Câmara pela parceria.