Câmara Mirim realiza 2ª sessão com foco em inclusão e meio ambiente
Aconteceu na manhã de sexta-feira (26) a segunda sessão ordinária da sexta legislatura do Projeto Câmara Mirim para o pleito de 2025, no plenário da Câmara Municipal de Marabá. A sessão foi prestigiada pelos vereadores Marcelo Alves (PT), Cabo Rodrigo (PL) e Priscila Veloso (PSD), que puderam acompanhar o trabalho desenvolvido pelos parlamentares mirins na apresentação dos seus requerimentos. A sessão foi coordenada pela presidente do projeto, a vereadora mirim Marine Laura Rocha Xavier Iaghi Salame.
O vereador Artur Francis, presidente da Comissão da Pessoa com deficiência do Câmara Mirim, apresentou requerimento que trata da necessidade da inclusão da pessoa com deficiência, com melhores acomodações no ambiente escolar.
João Miguel do Nascimento falou sobre o projeto Compreender o Aquecimento Global nas escolas, que irá abordar o assunto e sua grande relevância no momento atual, discutindo no ambiente escolar e nos mais diversos segmentos sociais.
A presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sophia Cristyne Brito Vera, da Escola São José, afirmou que a comissão realizou uma palestra educativa sobre meio ambiente na Escola São José, e uma visita aos arredores da escola para identificar demandas ambientais. A Comissão apresentou requerimentos para a preservação de área verde ao redor da escola, instalação de lixeiras seletivas, realização de campanhas de conscientização sobre queimadas, descarte e coletor de resíduos. Além disso, os vereadores da comissão destacaram os problemas causados por ações ambientais que impactam diretamente a população local, como as queimadas e mudanças climáticas.
Cabo Rodrigo parabenizou o trabalho realizado pelo projeto Câmara Mirim, pela inciativa de introdução de jovens ao universo político de forma educativa, o que ajuda à compreensão do trabalho dos legisladores e a conhecer os problemas da cidade.
A vereadora Priscila Veloso considerou que é importante os jovens vereadores terem o convívio legislativo para conhecer e entender as questões políticas de um vereador, assim como a tramitação e processos parlamentares.
O projeto Câmara Mirim 2025 é formado pelos vereadores:
Ana Carolina Pereira Conceição
Anna Isa Modesto de Carvalho
Arthur Francis Bastos de Lima
Carla Maynne das Neves Costa
Carlos Eduardo Silva da Paz
Emanuelly Cordeiro Silva
Esther Rodrigues Sousa
Herique Bismak do Nascimento Silva
Iasmin Raielly Santiago dos Santos
João Miguel do Nascimento Lima
Jonata Kaleb Santos Silva
Lunna Costa dos Santos
Luysa Vallentina Texeira de Araújo
Malu Medeiros Ramos
Marcos Vinícius Barros da Silva
Maria Sophia da Silva Souza
Marine Laura Rocha Xavier Iaghi Salame
Millena de Almeida Carvalho
Pedro Henrique Simões Caixeta
Pedro Nogueira de Carvalho Leal
Sâmella Alves dos Santos
Sarah Cristina Santos Macedo
Sarah Karoline Silva Magalhães
Sophia Arrais Liberato
Sophia Cristyne Brito Vera
Thaylla Rodrigues dos Santos Pereira
Vandersson Ribeiro Gondim
Victoria Mariah Oliveira Gonçalves