Câmara Mirim realiza sessão para discutir temática da saúde

por André da Silva Figueiredo publicado 31/10/2019 13h38, última modificação 31/10/2019 13h38

Os 28 meninos e meninas que fazem parte do programa Câmara Mirim, da Escola do Legislativo de Marabá, participaram da 4ª Sessão Ordinária de 2019, realizada nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, no Plenário da Câmara Municipal.

Depois de abertos os trabalhos e apresentadas as personalidades presentes, a presidente Sofia Silva Souza anunciou a apresentação do relatório da Comissão Mirim de Saúde e a Comissão Mirim de Direitos Humanos, que realizaram atividades no mês de outubro.

O relatório da Comissão Mirim de Saúde foi apresentado pela vereadora Yasmin Lauane, da Escola Duque de Caxias, que promoveu palestra sobre ansiedade e depressão na adolescência, um dos problemas de saúde mais preocupantes nas escolas, atualmente.

A vereadora mirim Edrielly Barbosa Costa apresentou o relatório da Comissão de Direitos Humanos, que realizou um evento na Escola Izaura de Fátima Noceti, com a presença do advogado Renan Cabral, professora Ana Rosa Guimarães, para esclarecer aos estudantes sobre os diretos à vida, integridade física, dignidade, garantia dos direitos e deveres, diferenças culturais relacionadas a cor, orientação sexual e origem.

Em seguida, o médico oftalmologista Ediney Cabral foi convidado e apresentou uma breve palestra para os participantes da sessão ordinária e falou sobre as principais doenças que podem atingir os olhos, como pterígio, catarata, glaucoma, estrabismo, retina.

Na sequência, os alunos apresentaram requerimentos relacionados à área de saúde, com foco em diversos problemas de sua comunidade. Sofia Silva Souza, presidente, pediu mais campanhas e projeto contra prostituição infantil e que seja adquirido um tomógrafo para atender os pacientes da rede pública municipal.

O próximo evento do Programa Câmara Mirim será em 11 de novembro, quando será realizada a sessão de encerramento e término do mandato dos atuais vereadores.