Câmara participa de soltura de quelônios no Rio Tocantins
O Poder Legislativo de Marabá foi representado durante a soltura de quelônios no Rio Tocantins, na manhã deste domingo, dia 26 de janeiro. O vereador Pedrinho Corrêa (vice-presidente), Dean Guimarães e Marcos Andrade compareceram ao evento realizado na ilha da Praia do Tucunaré, onde ocorreu a soltura simbólica de 3.500 tartarugas e tracajás.
Para celebrar o momento, a sociedade foi convidada para participar e conhecer de perto o trabalho de preservação que é realizado pela equipe. Durante toda a temporada, 25 mil quelônios estão retornando ao seu habitat natural.
Com recorde de público, a organização do projeto celebra o momento e avalia que a cada ano cresce a participação popular, a quantidade de quelônios que são soltos e o número de parceiros e voluntários.
Pedrinho Corrêa, vice-presidente da Câmara Municipal de Marabá, prestigiou a soltura de quelônios representando o Poder Legislativo e ficou fascinado com o grande envolvimento popular na ação de educação ambiental. “Esse é um projeto que deixa toda a sociedade marabaense feliz, mas que envolve muitas pessoas e entidades. A Câmara Municipal quer se tornar, a partir de agora, um parceiro mais próximo do Quelônios da Amazônia, além de outros projetos importantes para a biodiversidade de nosso município”, disse ele.
A pequena Ana Catarina, de 12 anos de idade, foi ao evento acompanhada do pai. Aos 12 anos, enquanto participava da oficina de pintura, ela contou sobre a experiência de conhecer o Projeto e da ansiedade de participar da soltura dos quelônios.
“Estou achando muito legal. As pessoas aqui explicam pra gente a importância de preservar essas tartarugas, porque elas são uma parte dessa mata e desse rio. Estão acontecendo muitos desastres ambientais, queimadas, muitos animais sendo extintos, e isso aqui é uma forma de contribuir com o meio ambiente. Estou ansiosa para ir fazer a soltura, elas são muito bonitinhas. Foi a primeira vez que peguei em uma tartaruga”, confessou Ana Catarina.
Durante o evento, Jorge Bichara, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, agradeceu aos conselheiros, afirmando que esse é um trabalho em conjunto. Fazendo um breve histórico sobre os oito anos de projeto, Bichara elogiou a participação popular.
“Hoje vamos soltar milhares de tartarugas que vão iniciar uma luta no rio pela sobrevivência. Esse rio já foi o lar de centenas de milhares de quelônios, e a colonização do homem, ao longo das décadas, quase levou à extinção. Em várias partes das bacias hidrográficas existe um movimento para aumentar essas populações. Já são 8 anos de trabalho, a sociedade formou essa frente de ação para proteger nossos quelônios das intempéries naturais e do ser humano, que é o principal predador. Hoje estamos aqui, com um recorde de público e esperamos que todos sejam, a partir de agora, educadores ambientais para protegermos nossos quelônios”.
Comemorando o número expressivo de crianças, a promotora de Justiça, Alexssandra Mardegan, prestigiou mais uma vez o evento representando o Ministério Público do Pará. “Isso é maravilhoso! Só demonstra a grandiosidade desse projeto. Ninguém faz nada sozinho. O Projeto Quelônios vai completar oito anos de existência em julho, e a cada ano tem se fortalecido. É muito lindo chegar aqui e ver tudo arrumado, tudo limpo e organizado. Mas não é fácil. Isso requer investimento. Nunca foi fácil ir atrás de recursos”.
Para a soltura, as crianças – a maior quantidade registrada nos oito anos de atuação do projeto - foram convidadas a sentarem na areia e receberam as bacias contendo os animais. Em uma contagem regressiva, eles soltaram os quelônios em um momento de festa e educação ambiental e social. Ao todo, 3.500 filhotes retornaram ao Rio Tocantins.
A ação ambiental é iniciativa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marabá com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, executado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Marabá pelo Núcleo de Estudos em Educação Ambiental (NEAm/Unifesspa) e ainda da Eletronorte.