Câmara promove três dias de formação para vereadores e servidores
A Câmara Municipal de Marabá inicia nesta terça-feira, dia 4, a 1ª formação da 20ª Legislatura. O curso tem como público-alvo vereadores e servidores, organizado pela Escola do Legislativo de Marabá (Elmar).
A programação terá duração de três dias, de 4 a 6 de fevereiro. Com mais de 180 servidores inscritos, o evento contará com sete palestrantes que exercem suas funções na Casa Legislativa e uma convidada. Ao final do curso, será emitido um certificado aos participantes.
A novidade deste ano é a comemoração dos 10 anos de atuação da Escola do Legislativo na Câmara de Vereadores de Marabá, promovendo cidadania e educação.
A primeira palestra será sobre “Os desafios do Poder Legislativo na era digital, a ser ministrada por Leidy Gaby; em seguida, Leon Ramirez fala sobre as novas tecnologias como ferramenta de comunicação política.
Maria Araújo Costa vai esmiuçar, na sequência, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e como os servidores precisam se apropriar da mesma.
No dia 5, quarta-feira, a primeira palestra será às 8h30, com o tema “Funções, atribuições e estrutura do Poder Legislativo, a ser ministrada pelo procurador jurídico Ronaldo Giusti; às 10h30 será a vez do servidor André das Virgens falar sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Encerrando o dia, a discussão será sobre “Acessibilidade e inclusão no Parlamento”, com participação de Andreza Reuter e Mayara Oliveira.
No dia 6, João Carlos contribui com a palestra “Cerimonial no ambiente Legislativo; às 9h30 “Conhecendo o sistema eletrônico de votação”, com Emídio Rodrigues; e às 10h40 encerra com a palestra “Matérias Legislativas”, com Gabriela Silva, coordenadora-executiva da Escola do Legislativo.
“Essa é a primeira atividade da Escola do Legislativo nessa nova gestão e estamos muito felizes com o engajamento dos servidores e vereadores, um número expressivo de inscritos demonstra o interesse em qualificação. Os temas escolhidos refletem o anseio dos servidores para a realização de suas funções com eficácia. Estamos completando uma década de formações, cursos, projetos voltados para educação legislativa e esse ano realizaremos inúmeras atividades voltadas para essa celebração”, celebra Gabriela Silva.