Câmara realiza audiência pública da LOA para 2021

por André da Silva Figueiredo publicado 17/12/2020 09h12, última modificação 17/12/2020 09h12

Como acontece todo final de ano, a Câmara Municipal de Marabá realizou Audiência Pública para debater a Lei Orçamentária Anual de 2021. O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Gilson Dias, e a apresentação foi detalhada pelo secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Marabá, Karam El Hajjar, que falou um pouco sobre as previsões orçamentárias do município para o exercício de 2021.
O secretário destacou que a audiência pública foi realizada apenas para receber as propostas das emendas orçamentárias e ouvir a sociedade civil organizada. “Este ano, pela pandemia, não conseguimos levar a apresentação da LOA para as comunidades, como foi feito ano passado, devido aos protocolos de saúde”, lamentou Karam.
Ele ainda expôs que o município estima a receita e fixa as despesas para serem realizadas no próximo ano na peça orçamentária. “Discutimos as despesas com cada secretaria, verificando a execução orçamentária do ano e o que é possível para 2021. Nós fechamos a proposta orçamentária que foi encaminhada, no valor de 1 bilhão e 80 milhões de reais”.
Gílson Dias lembrou que em 2019, a Câmara, através da Comissão de Finanças e Orçamento, teve a oportunidade de levar para as comunidades reuniões para apresentar o orçamento, ouvir e debater propostas com a comunidade. “Em 2020, apesar da pandemia, o município de Marabá avançou muito na agricultura. Nós conseguimos que a Secretaria de Agricultura, com alguns remanejamentos que os vereadores fizeram no orçamento, melhorasse o desempenho. Da mesma forma conseguimos remanejar recursos também para a Secretaria de Esporte”.
Após cumprir o requisito da audiência pública, o Orçamento seguiu para deliberação em plenário, que deve ocorrer na próxima sessão ordinária, dia 22 de dezembro.