Câmara realiza Sessão de Encerramento do Parlamento Jovem 2024
Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de novembro, a Escola do Legislativo de Marabá (ELMAR) coordenou a sessão de encerramento do Parlamento Jovem 2024, que contou com a participação de dezenas de estudantes das quatro escolas participantes do projeto este ano, além dos vereadores Alecio Stringari, presidente da Câmara, e Márcio do São Félix e ainda Adenilson Godinho, representante da Secretaria Regional de Governo.
Participaram do projeto Parlamento Jovem 2024 estudantes do ensino médio dos colégios Anísio Teixeira, Gabriel Sales Pimenta, Liberdade e Geraldo Veloso, com cerca de 100 estudantes no Plenário na sessão de encerramento.
A cerimônia ocorreu no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, com vários vereadores membros da Comissão de Direito das Mulheres do Parlamento Jovem apresentando proposituras para implementação de políticas públicas para proteção às mulheres. O presidente do Parlamento Jovem, Luiz Henrique Maia, esteve à frente dos trabalhos, acompanhado da vice-presidente, Maria Gabriela Silva; de Lucas Jardim, 1º secretário; e Maria Clara Nascimento, 2ª secretária.
Pedro Vinícius, presidente da Comissão de Direito das Mulheres do Parlamento Jovem, apresentou relatório das ações realizadas recentemente, com palestra em escola e visitas para aprofundar as informações sobre o combate à violência contra a mulher. Depois dele, vários outros membros da Comissão também destacaram outras proposições.
Em seguida, um coral de alunos envolvidos com o Projeto Maria da Penha em Miúdos, da Escola Botinho Encantado, apresentou um RAP pedindo o fim da violência contra a mulher.
O presidente Luiz Henrique Maia sugeriu a criação de uma Secretaria da Mulher na gestão municipal para fortalecer as ações de combate à violência e inserir políticas públicas para esse público.
Gabriela Silva, coordenadora executiva da Escola do Legislativo, finaliza a terceira edição do Parlamento Jovem, encerrando o mandato de um presidente que encerra a vereança, que é Alecio Stringari. “Teremos novos desafios em 2025, mas certamente nos fortalecerão e nos farão crescer ainda mais”, disse ela.
Disse que por motivo de saúde precisou se afastar de todas as atividades que desenvolve, e por orientação médica precisou reformular seu estilo de vida. “Mesmo diante de tantas atividades e desafios, tivemos um segundo semestre com trabalho exitoso com os servidores da Elmar, a quem agradeço muito pelas ações desenvolvidas”.
O presidente da Câmara, Alecio Stringari, elogiou os estudantes envolvidos na terceira versão do Parlamento Jovem 2024. Disse que a Escola do Legislativo contribuiu com muitos avanços para a Câmara de Marabá. No caso do Parlamento Jovem, reconhece que a juventude tem se aproximado das ações políticas da Câmara. “Vocês estão levando daqui um aprendizado para a vida inteira. Não importa em que segmento vocês vão atuar no futuro próximo, mas não esqueçam de que tudo começa no berço, e se não tiverem fé em Deus e ligação com a família, não terão sucesso”, disse ele.
Emocionado, o presidente Alecio lembrou-se de sua infância difícil no interior de Santa Catarina, de como precisou dividir o tempo de estudo com trabalho para ajudar no sustento de sua família. “Encerro hoje um ciclo aqui na Câmara. Vou terminar meu período aqui nesta Casa. Se eu não tivesse vindo para participar desse momento com vocês, meu ciclo estaria incompleto. Que Deus dê a vocês conhecimento, sucesso, mas sempre com humildade”, concluiu ele, sob aplausos dos presentes.
Adenilson Godinho exaltou o trabalho do Parlamento Jovem ao formar estudantes para a vida e para a sociedade civil. “Vamos imaginar num futuro breve em que todos os jovens tenham contato com a Constituição Federal e possam exercer o papel de cobrar das autoridades os direitos que têm. Esse despertar começa com um propósito básico, mas que tem uma grande relevância social”, reconheceu Godinho.