Campanha Maio Amarelo é lançada na Câmara Municipal

por André da Silva Figueiredo publicado 08/05/2019 11h31, última modificação 08/05/2019 11h31
DMTU alerta comunidade sobre riscos de acidente e estende campanha para toda a comunidade

Como tem sido tradição há vários anos, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) lançou a campanha “No trânsito, o sentido é a vida”, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá, durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 7 de maio.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Segurança Institucional, Jair Guimarães, do diretor do DMTU, Manoel Souza da Cruz, e de vários agentes de trânsito.

Rogério Mathias, coordenador do departamento de Educação para o Trânsito do DMTU, lembrou que o movimento Maio Amarelo tem realizado a abertura do evento sempre na primeira sessão ordinária da Câmara, por considerá-la Casa do Povo. “Entendemos que essa é a Casa mais representante de Marabá. Estamos chamando a atenção para o grande número de mortes e pessoas feridas no trânsito em todo mundo”.

Este ano, na sexta edição do Maio Amarelo, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles.

Jair Barata Guimarães, secretário de Segurança Institucional, disse que o órgão DMTU tem uma importância muito grande para a sociedade, tanto em caráter pedagógico quanto disciplinar, pois defende a vida no trânsito. “É preciso valorizar a vida e não apenas os bens materiais”, destacou.

Para Barata, o motorista consciente se forma em casa, com o exemplo dos pais e isso se espalha por toda a sociedade.

Manoel Souza da Cruz, diretor do DMTU, conclamou a sociedade para uma parceria e formação de uma grande corrente para combater a violência no trânsito. “Ao longo desse mês desenvolveremos várias ações em diversos locais da cidade, visando evitar futuros acidentes de trânsito. Estamos aqui para fazer um diferencial no trânsito e educar nossa sociedade”.

O vereador Miguelito reconheceu que o DMTU essencial para a comunidade marabaenses e lembrou que participou de sua criação e que desde então, seu papel tem sido de grande relevância.

O vereador Marcelo Alves disse que quando vê uma blitz fica alegre, porque traz segurança no trânsito, evitando os bêbados de conduzir veículos.

Cabo Rodrigo pediu que sejam realizadas palestras com as pessoas que foram notificadas, o que pode ajudar na diminuição da pena ou até o perdão de quem infringiu a lei.

O vereador Ilker Moraes ressaltou que é preciso disseminar o movimento Maio Amarelo, e que deveria ser inclusa a disciplina de educação no trânsito nas escolas de Marabá. “Precisamos diminuir a quantidade de acidentes, com uma sociedade com menos sequelas e com um trânsito melhor, mais seguro”.

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, lembrou que todos os anos o DMTU prestigia a Câmara através do Movimento Maio Amarelo, que busca a prevenção e educação no trânsito. “Desde quando foi criado o DMTU, o órgão faz parte da minha vida pública. Vários municípios que implantaram seus departamentos de trânsito tiveram como espelho o DMTU de Marabá. A sinalização vertical e horizontal que foi implantada recentemente, ajuda muito a prevenir acidentes. Nossa cidade tem melhorado, e o DMTU tem dado sua parcela de contribuição”.