Cinco forças de segurança são homenageadas em Sessão Solene

Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) receberam uma homenagem durante a Sessão Solene desta terça-feira, dia 20 de setembro, na Câmara Municipal de Marabá. Ao todo, 20 personalidades das referidas instituições foram congratuladas com título de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao município.

O evento faz parte do calendário anual do Poder Legislativo e foi criado por meio de um projeto de lei do vereador Coronel Araújo, em 2015, e posteriormente pelo conduzido pelo vereador Nonato Dourado, que incluiu as forças de segurança do município na homenagem.

Inicialmente, a Mesa Diretora da sessão foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima; João Chamon Neto, secretário de governo do Sul e Sudeste do Pará; Jair Barata Guimarães, secretário municipal de Segurança Institucional; tenente coronel José Vallinoto, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Pará; major Marcos Galúcio, comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar; e Andreia Cristina de Melo Souza, inspetora da Guarda Municipal.

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, passou a presidência da sessão solene ao colega vereador Cabo Rodrigo, que por muitos anos atuou na Polícia Militar em prol do povo paraense.

O vereador Coronel Araújo parabenizou todos os membros das forças de segurança pública de Marabá. “Ao prestar essa homenagem anual, a Câmara reconhece o papel primordial desses profissionais. Sei o quanto é penoso e estressante o trabalho dessas instituições. Nosso dia a dia é desgastante e perigoso. Por isso, nós defendemos o adicional de periculosidade aos agentes de trânsito e guarda municipais, porque estão expostos ao risco até mesmo de morte”, disse ele.

Andreia Cristina de Melo Souza, inspetora da Guarda Municipal, disse ser satisfeita por fazer parte da Guarda Municipal de Marabá. “Estamos com pequeno efetivo, mas fazemos o que é possível e com amor. Temos direito aos 70% de adicional de periculosidade pela exposição ao risco que sofremos”, destacou.

O delegado Vinícius Cardoso também enalteceu a Câmara pela criação de uma sessão anual para homenagear os profissionais das forças de segurança. Lembrou que já foi homenageado como Cidadão Marabaense, onde está há 15 anos atuando na Polícia Civil em Marabá. “Eu sou de Goiás, mas me sinto paraense e marabaense de fato. Aqui, todos da segurança pública militam em prol de uma sociedade melhor. A Polícia Civil está à disposição de toda a comunidade”, reafirmou.

Major Galúcio, comandante do 5º GBM, que disse estar em Marabá há 26 anos, citou o grande trabalho que seu grupamento está realizando, principalmente nesse período de verão, com muitas ações de combate a incêndios, situações de pânico e está bem aparelhada atualmente. “Conquistamos a primeira plataforma mecânica de combate a incêndio no interior do Pará, que tem ajudado bastante em nossa atuação. Nunca tivemos descentralização tão ampla quanto na atual gestão. Na última enchente, distribuímos mais de 13 mil cestas básicas para as famílias atingidas, doadas por Estado e município”, lembrou.

Coronel Vallinoto, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, lembrou que chegou pela primeira vez a Marabá em 1998, como aspirante, fazendo muito com pouco. “Hoje em dia, o governo do Estado está investindo muito mais em nossa região, com Graesp (Grupamento Aéreo), Batalhão Rural, lanchas para atuar nos rios, entre outros recursos técnicos para ampliar o policialmente e oferecermos segurança à sociedade. Nos próximos dias, mais 130 homens deverão ser integrados na PM em nossa região”, anunciou.

O secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Barata, enalteceu o trabalho do Poder Legislativo e a parceria com as forças de segurança do município. Disse que quando assumiu o cargo de secretário municipal, não havia estrutura para a instituição, mas que atualmente o aparelhamento dos órgãos da SMSI está bem melhor. “Hoje, todos os órgãos ligados à nossa Secretaria têm sede própria. Ajudamos a diminuir os índices de violência em nossa cidade, em função da integração com outros órgãos”.

Por fim, João Chamon Neto, secretário Regional de Governo, cumprimentou os todos os vereadores e lembrou os oito anos em que foi vereador em Marabá. “Represento as ações do governo do Estado nas duas grandes regiões deste Estado, que são o sul e sudeste do Pará. Tenho testemunhado o melhor aparelhamento das forças de segurança do Estado em Marabá e região. Tenho respeito e alegria por todos os homens que fazem a segurança de nossa gente. Temos ação compartilhada, com todos remando em um só objetivo, que é cumprir missão de cuidar das pessoas”, elogiou.

Chamon também lembrou que a Delegacia da Mulher funcionava apenas de segunda a sexta-feira, mas que o clamor da comunidade e os índices mostravam que havia muitas mulheres vitimizadas aos finais de semana. “Cerca de 15 dias atrás, recebemos três delegadas recém-formadas, que agora se revezam com investigadores e escrivãs e o atendimento funciona de segunda a segunda, 24 horas por dia. Quem quiser fazer ofensa à mulher, terá de pensar duas vezes. O Estado está presente e muito mais está por vir”, afirmou.

Chamon também anunciou que em breve vão iniciar obras de construção de 350 moradias para policiais militares em Marabá, para ajudar na proteção aos homens da PM, oferecendo mais conforto e segurança a seus familiares.

Ao final da sessão, os homenageados receberam suas comendas: Wender Morais Vicente, Wilson Fonseca Pereira, Gilberto Felizardo de Sousa, Rômulo Eduardo de Jesus Rezende, José Soares de Sousa, George Harisson dos Santos Sá, Genésio dos Santos Filho, Nilton Carvalho Lopes, Jurandir Albuquerque Montenegro Junior, Altair Mário da Silva Rosa, Jordânio Morais, Elder de Sousa Lourenço, Alexssandro Nascimento de Souza, Fernando Souza Cantuário, Fabiano Reis Silva, Jair Barata Guimarães, Vinícius Cardoso das Neves, Marcos Felipe Galúcio de Souza, José Luiz Vallinoto de Sousa e Luciano Morais Ferreira.