CMM participa de lançamento de cartilha sobre igualdade de gênero

por André da Silva Figueiredo publicado 12/08/2022 18h33, última modificação 12/08/2022 18h33

Na manhã desta sexta-feira, 12, ocorreu o lançamento do projeto “Construindo caminhos de igualdade entre meninos e meninas”, promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento ocorreu na Escola Municipal São Francisco, no bairro Infraero, com participação de várias entidades e órgãos públicos, como a Câmara Municipal de Marabá, que apoia as ações da Coordenadoria.
O objetivo principal é discutir o tema em sala de aula com os alunos do ensino fundamental e médio. Na ocasião, foi lançada uma cartilha, que traz no conteúdo um gibi com uma história que se passa na turma Elis Regina da Escola Chiquinha Gonzaga. Apresenta cenas do cotidiano escolar em que a professora debate com os alunos temas como igualdade de gênero, violência contra mulher, trazendo grandes nomes femininos da cultura e da política.
O material foi desenvolvido por uma equipe da coordenadoria, composta pedagoga, advogada, psicóloga e assistente social, que buscou os melhores fundamentos e métodos para que a cartilha fosse de fácil compreensão e utilização por professores e alunos.
A cartilha foi pensada durante o período crítico da pandemia, quando os indicadores de violência contra a mulher cresceram e os órgãos públicos se viram limitados pelas circunstâncias de restrições impostas pelos cuidados com o contágio da covid-19.
A Câmara foi representada no evento pelo vereador Cabo Rodrigo, que parabenizou os órgãos envolvidos na produção do gibi e na discussão interdisciplinar do tema de igualdade de gênero. “O Poder Legislativo é um parceiro e está sempre aberto à discussão de temas de interesse social”, garantiu.
A Escola do Legislativo (Elmar) também participou do evento, oferecendo contação de história para as famílias presentes.
Para atrair famílias, a programação contou com apoio de diversos órgãos e instituições privadas na prestação de serviços como orientação jurídica, palestras sobre educação sexual, saúde mental, a importância da Lei Maria da Penha, consultas médicas, realização de testes rápidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), coleta de sangue de cães para realização de exame de Leishmaniose pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), coleta de PCCU, oficinas e outras atividades.