Contadores recebem condecoração na Câmara Municipal de Marabá
O Dia Municipal do Profissional da Contabilidade foi comemorado na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Marabá, onde três profissionais receberam a comenda de Honra ao Mérito do Parlamento Marabaense. No projeto apresentado pelo vereador Pedro Correa, consta que a comemoração acontecerá anualmente no dia 22 de setembro, fazendo parte do calendário oficial do município.
O conselheiro Joel Monteiro representou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Ian Blois Pinheiro, e disse que em Marabá existe uma sinergia, um relacionamento saudável entre empresários, contadores e o fisco. “Há 10 anos estamos trabalhando para o fortalecimento da classe em várias frentes: respeito mútuo entre profissionais; e aproximação dos contadores com o fisco municipal. O exemplo de Marabá foi replicado em outras cidades, por conta de que não se imaginava chegar nesse patamar de relacionamento. Isso é um sinal positivo para a economia local”.
Ele afirmou também que há 10 anos aceitou o convite do Conselho de Contabilidade para contribuir de forma direta. “Se existem grandes economias ali está o contador. Este profissional é essencial para a jornada da economia, para a prosperidade das cidades, do Estado e do Brasil”.
Por fim, Joel salientou que os contadores e contadoras são pilares invisíveis sobre o quais a estabilidade financeira da nação repousa. “Hoje, celebramos não apenas uma profissão, mas um compromisso vital com a integridade, a responsabilidade e transparência financeira em nossa sociedade”.
Autor do projeto de lei que institui a data comemorativa no calendário oficial da cidade, o vereador Pedro Corrêa falou que o momento é de grande importância para o parlamento por reconhecer o valor do profissional da contabilidade. “Criamos o Dia do Contabilista, que abrange todos os profissionais da área. Todos nós sabemos que qualquer empresa de respeito precisa de um profissional de contabilidade”.
Na justificativa do Projeto de Lei, o vereador Pedrinho, como é conhecido Pedro Corrêa, disse que o Conselho Regional de Contabilidade do Pará representa aproximadamente 12 mil profissionais de contabilidade, cumprindo o papel de promover o fortalecimento da profissão contábil e contribuir com o desenvolvimento econômico e social.
Representando os homenageados, o contador Carlos Caldas, conhecido popularmente como Carlão, foi à tribuna e, emocionado, disse que, quando foi comunicado que iria receber a comenda, passou um filme na sua cabeça. Ele rememorou que em 1976 entrou na faculdade, e em 1978 casou-se com uma marabaense. Ele ainda revelou que em 1983 veio para Marabá e desde então atua na cidade como contador. “Conseguimos implantar a Junta Comercial e tantas outras conquistas. Sinto muito orgulho de fazer parte desta história. Nossa classe hoje é valorizada, mas foi difícil conseguir este respeito que temos”, salientou.
Os homenageados com o título de Honra ao Mérito foram Joel Monteiro Pinheiro, Renata Lorentino de Oliveira Caetano e Carlos Alberto Cruz Caldas.