Coronel Araújo quer atuação reforçada no combate à dengue em Marabá
Perto de atingir 1 milhão de casos em 2024, com 207 mortos confirmados até está última quarta-feira, 28 de fevereiro, o Brasil vem sofrendo com a dengue. A ponto de o Ministério da Saúde realizar uma mobilização nacional de combate à doença neste sábado (2).
Em Marabá, o vereador Coronel Araújo apresentou requerimento pedindo informações sobre quais providencias a Prefeitura tem tomado no combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue e outras doenças, e se há campanha de conscientização para a população, bem como nas repartições públicas.
De acordo com o parlamentar, é preciso que o município realize um trabalho de prevenção e de informação. Considerando que devido ao início do período chuvoso em nossa região, cresce o acúmulo de água em “trecos” jogados nas ruas, nos quintais, assim como, poças de água, bocas de lobo entupidas, vasos, garrafas, pneus antigos, é necessário que o município atue de forma eficiente para combater o vetor.
A faixa etária mais afetada pelo vírus, tanto entre os homens quanto as mulheres, continua sendo a de 30 a 39 anos, com 87.070 e 106.151 casos, respectivamente. Com relação ao coeficiente de incidência da doença por 100 mil habitantes, o número é de 488.