CPI solicita à Segfaz dados fiscais e tributários da Vale em Marabá

por André da Silva Figueiredo publicado 29/11/2021 11h50, última modificação 29/11/2021 11h50

O grupo de vereadores que compõem a Comissão da CPI da Vale esteve na manhã desta segunda-feira, 29 de novembro, em sua primeira ação externa, visitando a Secretaria de Gestão Fazendária de Marabá.
Durante o encontro com secretário Aldo Maranhão, os vereadores explanaram sobre a motivação da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito e solicitaram diversas informações sobre a mineradora.
O presidente, vereador Ilker Moraes, destacou que a Comissão tem a intenção de investigar os passivos socioambientais das atividades de mineração da empresa Vale no Projeto Salobo, no município de Marabá, e avaliar e cobrar o cumprimento das promessas realizadas pela empresa no município. “Precisamos levantar dados fiscais e tributários sobre a Vale, para averiguar a sua contribuição com Marabá”, frisou o vereador.
Ele solicitou da Secretária de Fazenda um relatório completo das atividades econômicas da empresa, requerendo qual a arrecadação de ISSQN, de alvará de funcionamento e se a empresa possui algum tipo de incentivo ou isenção fiscal no município.
O secretário Aldo Maranhão disse que é preciso que a Comissão oficie as informações desejadas para que a Secretaria repasse todas elas de forma oficial e documental.