Curso “Elas na Política”, da Elmar, chega à 3ª edição

por André da Silva Figueiredo publicado 23/06/2022 08h44, última modificação 23/06/2022 08h44

Está sendo realizado no auditório da Câmara Municipal de Marabá, a 3ª edição do curso de formação política para mulheres, organizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Marabá, que tem como objetivo conscientizar as mulheres da necessidade de participarem da política, além de investir na formação cidadã e preparação para ocuparem cargos eletivos.

A mesa de autoridades foi formada pelas ex-vereadoras Irismar Melo e Priscila Veloso; pela palestrante Fidelane Souza, professora universitária; presidente da Elmar, Gabriela Silva; e Daniele, diretora da Escola do Legislativo de Marabá. O evento contou a participação de mulheres interessadas em debater os rumos e a participação feminina no processo político.

A ex-vereadora Irismar Melo detalhou que foi uma das idealizadoras do projeto quando ainda era vereadora. De acordo com ela, é necessário um fortalecimento e inserção das mulheres na política, bem como a realização de cursos que fortaleçam e mostrem caminhos para que mais mulheres possam participar do processo político de uma forma geral.

Já a secretária adjunta da Seasp e ex-vereadora Priscila Veloso, destacou a importância do trabalho voltado às mulheres. Para ela, este tipo de ação é de fundamental importância para capacitação de mulheres e melhor conhecimento do universo político. Ela lembrou que não é fácil ser mulher na política, visto que hoje, apenas duas ocupam vaga na Câmara Municipal de Marabá.

Gabriela Silva se disse realizada em trabalhar na formação política de pessoas, encorajando outras mulheres a experimentarem a política partidária. “Muita gente já me convidou para que eu me candidatasse. Mas, acho que contribuo mais desta forma, através da Escola do Legislativo”.

Ela ainda rememorou os mais diversos cursos e programas que a Elmar realiza, impactando positivamente muitas pessoas, algumas das quais escolhem participar do processo político. “Tem muita gente que sairá dos nossos programas para serem candidatos”, prevê.

A palestrante da tarde de abertura, na segunda-feira, 20, Fidelainy Sousa Silva, é doutora e mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em literatura amazônica pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e atua como professora de língua inglesa no município de Marabá e coordena a Casa de Educação Popular de Marabá.

Ela abordou a escrita acadêmica e suas múltiplas faces, o poder da comunicação e do posicionamento pessoal para a jornada eleitoral. Também salientou que sempre esteve em suas perspectivas, o retorno a Marabá para atuar na cidade e região, e prestar serviço à população local. “É preciso entender o que forja o papel das mulheres na política. É prazeroso estar ao lado de mulheres que entendem que a figura feminina na política não pode ser vista como um quadro embaçado”.

O curso será realizado até o dia 29 de junho e os certificados serão entregues presencialmente.