Dezessete jornalistas recebem comenda na Câmara pelo Dia da Imprensa

por André da Silva Figueiredo publicado 01/06/2022 17h20, última modificação 01/06/2022 17h20

Nesta quarta-feira, dia 1º de junho, a Câmara Municipal de Marabá realizou sessão solene para conceder o título de “Mérito Jornalístico” para um grupo de 17 profissionais da Imprensa que contribuem para divulgação de fatos noticiosos sobre o município e região.

A cerimônia é realizada em alusão ao Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho. Os 17 jornalistas que recebem a Comenda nesta manhã, são de diversos meios de comunicação, TV, Rádio, Jornal impresso, Blog, Assessorias de Comunicação, entre outros.

Para o presidente da Câmara Pedro Corrêa Lima, homenagear os trabalhadores da Imprensa em Marabá é reconhecer o relevante trabalho de todos os profissionais pela excelência com que fazem a informação se transformar em notícia. “Para mim é um orgulho homenagear essas pessoas que têm uma importância para o município e respeitamos a Imprensa em todos os sentidos, pois leva até a população tudo que acontece nesta casa”, destaca ele Pedro Corrêa.

Representando os demais vereadores, Marcelo Alves disse que a Imprensa, outrora, era considerada o quarto poder, pela influência que exerce na sociedade. “Mas o debate de hoje mudou o contexto, porque a Imprensa passou a ser muito questionada por conta da internet. A Câmara de Marabá está reafirmando a participação e valores da Imprensa, dizendo que são importantes para manutenção da democracia. A informação é poder”, destacou.

Marcelo sustentou que há uma dívida com os profissionais de comunicação de Marabá, que precisam de um curso de jornalismo. Lembrou que a Câmara aglutinou esse debate em 2021 junto com a Unifesspa e que ele precisa ser retomado, juntamente com a Prefeitura local.

Elvan do Vale, representante da Associação de Imprensa de Marabá, disse que os veículos e profissionais que atuam nos veículos locais não devem nada aos grupos de mídia dos grandes centros do País e parabenizou os colegas de todos os veículos que foram homenageados na sessão solene e elogiou a Câmara por ter instituído a comenda de homenagem pelo Dia da Imprensa.

Na mesa das autoridades, também falaram Walmor Costa, chefe de Gabinete do prefeito Tião Miranda; o magnífico reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro; Luciano de Aquino Valente Júnior, chefe de Comunicação Social e Relações Institucionais da 23ª Brigada de Infantaria de Selva; tenente-coronel José Ricardo Passos Chaves, representando o CPR II; e Wagner Fabian dos Santos Pereira, subcomandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar.

Sandro Campos salientou a gratidão a Deus e disse que o trabalho sempre é feito com carinho, respeito e compromisso. “A palavra que mais ouvi aqui hoje é de que a imprensa precisa fazer tudo com seriedade, ouvindo sempre os dois lados, e é isto que tento fazer. A imprensa tem um papel mais do que importante na sociedade, não apenas de informar, mas de cobrar, e através dos órgãos que existem no município, ser a voz do povo”.

Há quase 25 anos atuando no jornalismo em Marabá, Chagas Filho enalteceu a comenda da Câmara e lembrou que, embora seja fundamental ouvir os dois lados, é mais relevante os profissionais da Imprensa ter sensibilidade para entender que, “quando há dois lados antagônicos em uma disputa, geralmente a disputa não é igual. Embora eu fale dos dois lados, tenho de deixar claro que um deles está mais fragilizado”, ponderou.

Paulo Henrique dos Santos, o PH, lembrou que pertence à imprensa esportiva, levando informações e vestindo a camisa dos clubes da terra. “Brigo por isso, porque já enfrentamos neste Brasil afora muita coisa. Os clubes de lá são defendidos pelos profissionais da imprensa local”.

Airton da Conceição, conhecido popularmente como Véi Gozoba, rememorou que dia 7 deste mês ele completa 20 anos na TV em Marabá e que teve como um dos seus padrinhos o ex-prefeito de Marabá Nagib Mutran Neto. “Sempre trabalhei em prol da população de Marabá, no tempo em que estou atuando na imprensa”.

Abaixo, veja a lista dos homenageados:

1.           Francisco Chagas Vitorino dos Santos Filho

2.           Eva Fernandes de Souza