Dia Municipal do Desbravador é aprovado e vira lei em Marabá

Na manhã desta sexta-feira, dia 16 de setembro, o prefeito Tião Miranda sancionou o Projeto de lei 73/22 que cria, no âmbito do município de Marabá, o Dia Municipal do Desbravador. O referido PL é de autoria do vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, um dos entusiastas e defensores da entidade há vários anos. O referido projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal antes de ser encaminhado ao prefeito.

Os Desbravadores, também conhecidos como Clube de Desbravadores, são um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 15 anos de idade oriundos de diversas classes sociais, bem como de diferentes seguimentos religiosos, que reúnem-se, geralmente uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Eles aprendem a acampar, fazem caminhadas, escaladas, explorações nas matas e desenvolvem disciplina através da ordem unida e tem a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas. Trabalham em equipe procurando desenvolver o coletivo e entender a importância de ser útil a sociedade. Prestam socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias em prol de pessoas carentes, em realidade de vulnerabilidade. “Tudo que fazem buscam desenvolver com amor a Deus e a Pátria, e, além disso, criam laços de amizade”, observa Miguelito.

O Clube de Desbravadores existe desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, está presente em mais de 160 países, e somam mais de 1 milhão e 700 mil participantes. Marabá possui, atualmente, 1.600 desbravadores.

O chefe de Gabinete do vereador Miguelito, Harley Costa, foi quem recebeu a nova lei das mãos do prefeito Tião Miranda, uma vez que o parlamentar não pode comparecer por motivo de saúde.

Neste sábado, dia 17 de agosto, uma cerimônia será realizada no Paço Municipal, na Folha 31, para celebrar o Dia Municipal do Desbravador e, ao mesmo tempo, comemorar a conquista junto aos poderes Legislativo e Executivo.