Elmar dá posse a 21 vereadores na 3ª edição do Parlamento Jovem

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 27/05/2024 13h07, última modificação 27/05/2024 13h07

Um grupo de 21 alunos de quatro escolas do ensino médio de Marabá assumiu, na manhã desta segunda-feira, 27, o cargo de vereador, como parte do Programa Parlamento Jovem, que está em sua terceira edição.

A posse só foi possível depois que eles participaram de um processo eleitoral em suas escolas, realizado pela Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Os 21 estudantes que se tornaram vereadores para o ano de 2024 são oriundos das escolas Liberdade, Gabriel Pimenta, Anísio Teixeira e Geraldo Veloso, todas da rede estadual.

A cerimônia contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Alecio Stringari, diretores, professores e pais dos alunos, além de vereadores de outras edições do Parlamento Jovem.

O presidente Alecio Stringari parabenizou e deu boas vindas aos novos membros do Parlamento Jovem e destacou a importância de eles conhecerem o Poder Legislativo, considerado parte de um tripé importante da sociedade, junto com o Executivo e o Judiciário.

“O vereador tem imensa responsabilidade na gestão pública. O povo é fiscal, sim, mas na eleição precisa agir de forma responsável. Nós, vocês e eu, é que devemos ter sabedoria de escolher os governantes mais preparados para administrar nossa cidade”, destacou.

Alecio disse ainda que é preciso que cada eleitor fiscalize as ações do vereador que votou nas últimas eleições e ressaltou que o Parlamento Jovem possibilita essa reflexão e entendimento sobre o papel do legislador.  “Vocês que estão assumindo o parlamento jovem façam valer o que conquistaram”, finalizou.

Ryan Vinícius, que já foi presidente do Parlamento Jovem, falou aos novos vereadores sobre a experiência que teve no ano em que esteve ligado ao projeto da Elmar e garantiu que todos serão impactados positivamente ao longo deste ano e terão muitos aprendizados sobre política e serviço público.

Logo após a cerimônia de posse, os jovens vereadores participaram da eleição da Mesa Diretora da Câmara, votando em uma das duas chapas inscritas. A vencedora foi a Chapa 1, composta pelos seguintes membros: Presidente, Luiz Henrique Maia; 1ª vice-presidente Maria Gabriela; 1º secretário Lucas Freitas e 2ª secretária Maria Clara.

Luiz Henrique disse que se candidatou para o cargo porque entende que a política é uma ferramenta importante de transformação social. Ele revela que desde bem pequeno convive em ambiente com caráter político, pois seu avô, pai e tio já exerceram ou exercem cargo eletivo. “Vamos construir a política do bem, em favor das pessoas necessitadas”, disse ele.

Os 21 vereadores eleitos em suas respectivas escolas são os seguintes:

Alexsa Oliveira Silva, Maria Clara Ribeiro do Nascimento, Ana Keli Pereira da Conceição, Anna Maria dos Santos Silva, Gustavo Chaves Almeida, Luiz Guilherme Mota Pardo, Carollliny Vieira de Castro Monteiro, Anny Beatriz Lopes, Ágilla Keyllyanne Ferreira Araújo, Maria Gabriella Ferreira da Silva, Camylla da Silva Costa, Bianca da Silva Rayol, Manuela Pereira da Silva, Lucas Freitas Jardim, Sthefany Gomes Feitosa, Wesley Souza Ribeiro, Pedro Vinícius Soares Teixeira, Maria Beatriz de Sousa, Luiz Henrique Oliveira Maia, Ana Beatriz Alves de Andrade.

A equipe da Escola do Legislativo, que coordena o projeto Parlamento Jovem, prepara uma série de reuniões de alinhamento e visita a outros poderes, antes da primeira sessão ordinária para os jovens vereadores, que está prevista para acontecer dia 30 de agosto.