ELMAR realiza o encerramento do Parlamento Jovem

por André da Silva Figueiredo publicado 26/11/2021 13h09, última modificação 26/11/2021 13h09

Em evento marcado pela emoção, aconteceu, manhã desta quinta-feira, 25 de novembro, o encerramento das atividades do Parlamento Jovem 2021, na Câmara Municipal de Marabá. Com o intuito de promover educação política para os jovens e mostrar um pouco da realidade e importância de legislar e buscar soluções que mudam a vida das pessoas, essa edição do programa trouxe muitos pontos positivos.
Durante a sessão, diversos pronunciamentos de agradecimentos e de solicitações visando à melhoria na qualidade de vida das comunidades foram realizados.  
Neste ano de atividades, requerimentos e projetos foram debatidos pelos jovens vereadores que puderam expor seus pensamentos e propor questões relacionadas a temas de relevância social. Sempre através de discussões e debates os parlamentares elaboram, de forma coletiva, propostas para o enfrentamento do problema tratado.

No encerramento os jovens vereadores apresentaram parte do trabalho que foi construído através de visitas e reuniões que foram realizadas durante o período, apresentando suas demandas, pedidos e sugestões.
A vereadora Olga Beatriz Pellizzaro mostrou o relatório da Comissão do Direito da Mulher. De acordo com os membros foram feitas visitas e discussões com a Coordenadoria da Mulher, vereadora Elza Miranda, além de acompanhar os trabalhos realizados durante a sessão do Outubro Rosa. As demandas da comissão foram para que sejam aplicadas aulas para os alunos de ensino fundamental e médio, para que esses possam discutir sobre e perceber quais os tipos de violência contra a mulher, como identificar as consequências e como evitar que aconteça. Eles também solicitaram que sejam feitas palestras anualmente nas escolas para que uma especialista possa apontar os dados e dar boa explicação sobre o tema para pais e mestres.

O presidente da Comissão de saúde, Pedro Gama, detalhou sobre o trabalho realizado pelos vereadores na construção do relatório do grupo. De acordo com ele, a composição do relatório foi construída através de visitas e participação em palestra. “A Comissão de Saúde sugere que seja instalado em Marabá um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infanto-juvenil, com o intuito de fornecer atendimento especial às crianças e adolescentes que sofrem patologias mentais e precisam de auxílio psíquico. Nesse sentido, é de suma importância que tal sugestão seja aceita, a fim de diminuir a superlotação nos CAPS, evitar um colapso nas unidades de atendimento e suprir todas as demandas da população nesse quesito”, declarou Pedro.
Representando o Tribunal de Contas do Estado do Pará, José Walter, auditor do TCE-PA, parabenizou a ação e falou sobre liberdade, soberania e justiça, que foram valores perseguidos a partir da redemocratização. “Tenho certeza de que a experiência nas relevantes atividades extracurriculares vivenciadas, por meio da participação politica estudantil, nas discussões dos problemas sociais da cidade, elaboração de projetos de lei e acompanhamento das atividades dos vereadores, após o encerramento deste ciclo forjou nos senhores a vivencia prática desses valores”.

Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, disse ter muito orgulho a cada encontro e durante todo o processo prático de construção do Programa Parlamento Jovem. “Por ser educadora de formação e acreditar no projeto de educação cidadã e educação legislativa, agradeço e meu coração é só gratidão a vocês”.

Por fim ainda foram entregues certificados da oficina poética Arte e Cidadania realizada com alunos do 9º ano do colégio Alicerce.  

Abaixo, veja a lista de todos os membros do Parlamento Jovem de Marabá:
1. ADRIANA FERREIRA DA SILVA
2. ALLYSSON WALDEREYS TORRES DOS SANTOS
3. ANNY ESTEFANY SANTANA DE ASSUNÇÃO
4. BRUNA LOBATO CARVALHO
5. DANILO VIEIRA ROCHA
6. ELLEN STHEFANI SEREJO VIANA
7. ETURY ANDRADE RODRIGUES
8. FELIPE DA SILVA SOUSA BETINI
9. GERSON ALVES DE SOUSA NETO
10. ISABEL DOS SANTOS ROCHA
11. JEOVANA AMARAL DOS SANTOS
12. KAROLAYNE GLENDA SILVA DE ARAÚJO
13. LAYSA MILENA DA SILVA ROCHA
14. LISANDRA ROCHA ALMEIDA
15. LIVIA PASSOS DE ALMEIDA
16. LUENE ALMEIDA DA CRUZ
17. MILCA LIBNI DE MORAES FERREIRA
18. NARA FERNANDA SILVA ARAÚJO
19. OLGA BEATRIZ PELLIZZARO SOUZA
20. PAULO GABRIEL MONTEIRO PEREIRA
21. PEDRO GUILHERME ROCHA GAMA PEREIRA
22. RAFAELA DE SOUSA OLIVEIRA
23. RAÍSSA ALVES DA SILVA
24. REVELLY MILHOMEM
25. STÉFANNY CARDOSO DA SILVA
26. SYANNE MARIA CUNHA ALMEIDA
27. THÁSSYLA LIMA OLIVEIRA
28. PEDRO PAULO DE SOUZA GOMES SANTANA
29. VITÓRIA GONÇALVES DOS SANTOS