Elogios à organização marcam a 3ª Corrida do Legislador

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 19/05/2024 10h25, última modificação 19/05/2024 10h25

Quando os primeiros raios solares surgiam, às 6 horas deste domingo, dia 19, mais de 400 corredores iniciavam a jornada de 7 quilômetros da 3ª Corrida do Legislador, promovida pela Câmara Municipal de Marabá. A saída e chegada ocorreram exatamente na sede do Poder Legislativo, na Agrópolis do Incra, com um fato curioso no final: os vencedores na categoria geral – tanto no masculino quando no feminino – são da vizinha cidade de Itupiranga.

A corrida iniciou pontualmente e nos primeiros minutos o pelotão de atletas de elite se formou e tomou as rédeas da competição. O campeão, Jonathan Lima Silva, terminou a prova em apenas 22 minutos, celebrando o feito com um troféu, medalha e um cheque de R$ 1.000,00.

A competição este ano distribuiu R$ 13.200 em premiação em dinheiro e foi dividida em diferentes categorias por idade, sexo, Pessoas com Deficiência (PCD) e também por faixa etária. Além da corrida, os atletas desfrutaram de um café da manhã e serviços de pré e pós-treino, disponibilizados pela Câmara Municipal.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, se disse impressionado com a grande quantidade de corredores e com o engajamento dos grupos de corrida. Ele agradeceu aos patrocinadores, à Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e à equipe da organização em função do cuidado com os detalhes da competição. “Este é um momento importante, que marca a proximidade que o Poder Legislativo tem com a comunidade marabaense”.

Jonathan Lima Silva, de 31 anos, campeão e membro da equipe Roadrunner comemora sua conquista, depois de ter ficado em terceiro lugar geral na Corrida do Legislador em 2023. Ele considera que Itupiranga, atualmente, é um berço de atletas de corrida de rua, que vêm se destacando em competições regionais.

Ele também elogia o percurso da corrida e a organização do evento. “A largada foi no horário certo, com bastante hidratação, percurso bem demarcado, alimentos na chegada e outros serviços que nós, atletas, gostamos e recomendamos para os amigos participarem”, diz ele.

MÚSICA NO FANTÁSTICO

Leila Santos, outra atleta de Itupiranga, é campeã das três versões da Corrida do Legislador na categoria geral e comemora a terceira vitória consecutiva, que lhe rendeu R$ 1.000,00 em premiação. Questionada se está pronta para pedir música no Fantástico, a jovem atleta ri e diz que sempre se surpreende com as novidades na corrida promovida pela Câmara de Marabá, que inova a cada ano. “É uma corrida bem organizada, com um dos melhores percurso de Marabá. Hoje, sou feliz porque em minha cidade já sou reconhecida e valorizada, tendo sido vice-campeã da Corrida do Círio, em Belém.

Arnaldo da Costa Vales, membro da Equipe Runners, permanece um entusiasta da Corrida do Legislador, e pelo segundo ano consecutivo foi campeão na categoria servidor. Com o tempo de 32 minutos, ele diz que se soma aos mais de 100 membros de sua equipe que elogiam a corrida organizada pela Câmara. “Parabenizo o vereador Cabo Rodrigo, idealizador dessa competição. Nós conseguimos inscrever mais de 90 membros e todos estamos radiantes com essa corrida”, enfatiza.

Júnior Gava, que esteve à frente da Comissão Organizadora da Corrida do Legislador, considera que esta foi a melhor edição, até agora. “Não tivemos problemas na chipagem, sem intercorrências de saúde. Os serviços de hidratação, café, percurso, comunicação, premiação e cerimonial estavam todos alinhados”, celebra.

Quem também encheu de elogios a organização da Corrida do Legislador foi Rayta Solares, primeira atleta trans que conseguiu garantir sua identidade feminina e participar em corridas nesta modalidade desde 2020, por recomendação médica. “Pra mim, se esta não é a melhor, é uma das mais organizadas de Marabá. Aqui, recebo um tratamento muito bom da organização. Até massagem recebi, porque estou com uma lesão na perna”, elogia ela.

Cabo Rodrigo, que idealizou, contribui na organização e também participa como atleta-corredor, sorri ao falar de sua tripla função e de suas digitais no evento. “É gratificante institucionalizar por meio de lei e organizar uma corrida desse porte. Além disso, a garantia de que está bem organizada é no dia da festa eu ir para a rua e me despreocupar, porque sei que a equipe dá conta do recado. E essa equipe é grande e comprometida. Quem ganha é a comunidade marabaense, porque também arrecadamos alimentos para ajudar famílias carentes de nossa cidade e, este ano, enviamos 100 cestas para as vítimas da cheia no Rio Grande do Sul”, explica.

FOTOS DA CORRIDA

Acesse as fotos do evento por meio do link abaixo:

DOWNLOAD DE FOTOS

Fotos: Jotta Emanoel, Leon Ramirez, Jordão Nunes e Adriano Moura

Patrocinadores:

Os patrocinadores da 3ª Corrida do Legislador são os seguintes: Sul do Pará Saúde, Gelo do Marujo, Mega Cap, Sementes Triângulo, Mirante Empreendimentos, Conservas Periquitu, Tesla Mundo Elétrico, Sorveteria Pontocom e Nossa Água.