Elza Miranda quer criação de Banco Municipal de Alimentos

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 15/03/2023 10h48, última modificação 15/03/2023 10h48

Na sessão desta terça-feira, a vereadora Elza Miranda apresentou requerimento para que seja criado um Banco Municipal de Alimentos em Marabá.

A vereadora argumentou na solicitação que, de acordo com a Rede PENSSAN, a insegurança alimentar no contexto da pandemia de covid-019 trouxe dados estarrecedores acerca do aumento significativo da insegurança alimentar no Brasil, de maneira geral e o vertiginoso avanço da fome.

“A fome se dá quando um domicílio se encontra em insegurança alimentar severa, com ausência completa ou parcial de alimentos por alguns períodos. Nesse sentido, verificou-se que 33,1 milhões de pessoas estão passando fome, um aumento de 14 milhões em comparação ao último inquérito divulgado em 2021 que apontava 19,1 milhões”, explica o vereador.

Elza ainda ressaltou que na referida pesquisa as regiões mais afetadas pela insegurança alimentar foram norte e nordeste, sendo a região norte a mais afetada com 71,6% dos domicílios entrevistados em algum nível de insegurança alimentar, superando a média nacional que é de 58,7%. “Ademais, quando se trata da fome, o Norte lidera novamente o levantamento com um índice de 25,7% de domicílios nessa condição, enquanto a média nacional é de 15%”.