Em Sessão Solene, Câmara homenageia 20 profissionais de saúde de Marabá

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 15/05/2024 13h27, última modificação 15/05/2024 13h27

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de maio, a Câmara Municipal de Marabá realizou Sessão Solene pelo Dia do Profissional Municipal de Saúde. Na ocasião, foi entregue aos homenageados a Comenda Dr. Fábio Costa, iniciativa do vereador Márcio do São Félix.

Entre as autoridades presentes na mesa que conduziu a solenidade, o presidente Alecio Stringari; o segundo vice-presidente, Miguel Gomes Filho; o vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias; a secretária municipal de Saúde, Mônica Boechat; o coronel Ângelo Palheta, da 23ª Brigada de Infantaria de Selva; e Mineia Gonçalves, representante do secretário regional de Governo, João Chamon Neto.

A secretária Mônica Boechat parabenizou a Câmara pela homenagem especial aos profissionais de saúde que atuam no município. “Falar de saúde é fácil, mas para ser profissional dessa área não adianta só ter dom, mas precisa ter amor. O tempo mais frágil da nossa vida é quando estamos doentes e precisamos oferecer o melhor conforto para as pessoas nesses momentos”, disse ela.

Ela lembrou que o dia a dia dos profissionais de saúde não é fácil, mas Marabá tem bons guerreiros, que estão representados por aqueles que foram homenageados pelo Poder Legislativo.

Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá, lembrou que nos últimos dez anos os investimentos em saúde caíram 64% no Brasil e houve apenas 0,37% de crescimento no orçamento da saúde. “A população cresceu mais de 5% no mesmo período, e isso não é uma política de cuidar das pessoas”, lamentou.

Apesar disso, observou, a salvação do serviço de saúde não são as autoridades, mas os profissionais de saúde, porque a cada dia que passa, apesar de os recursos diminuírem, a pressão da sociedade aumenta e os profissionais dão conta de seu trabalho com compromisso. “Parabéns aos trabalhadores dedicados e empenhados em fazer seu melhor na saúde de Marabá”.

O vereador Márcio do São Félix falou em nome de todos os vereadores da Câmara e ressalvou que a homenagem instituída pelo Legislativo não se restringe aos servidores públicos da saúde, mas também da rede privada. “Na pandemia, eram os salvadores da pátria, mas mesmo agora, retomamos essa homenagem para mostrar a relevância de todos vocês”.

Márcio destacou a relevância do médico Fábio Costa na saúde de Marabá, tendo trabalhado com muita dedicação por cerca de duas décadas, inclusive nos momentos de crise administrativa naquela casa de saúde e na rede municipal.

Miguelito, que instituiu o projeto de lei que criou o Dia Municipal do Profissional de Saúde, usou a tribuna e disse que os grandes heróis da pandemia foram os profissionais de saúde. “Os melhores profissionais de Marabá são os da área de saúde. Pode me criticar quem quiser, mas assumo essa frase”.

Convidada por Miguelito para ir à tribuna, a vereadora Cristina Mutran também estendeu seu apreço aos profissionais de saúde, a quem lamentou que haja muitas críticas, mas pondera que a grande maioria de forma injusta. “Médica eu sou, vereadora eu estou. E me incluo entre os profissionais de saúde deste município. Conheço perfeitamente todas as dificuldades e empecilhos vencidos diariamente pelos trabalhadores deste segmento”, disse ela.

Os homenageados na sessão solene foram os seguintes profissionais de saúde:

1)         Fábio Oliveira Costa (in memoriam)

2)         Mônica Borchat Nicolau

3)         Sheila Macêdo França