Estudantes visitam a Câmara antes de eleição para escolha de Vereador Mirim

Alunos de seis escolas participaram de palestra sobre processo eleitoral com servidores do Cartório da 100ª Zona

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de junho, a direção da Escola do Legislativo recebeu estudantes das escolas Monte Castelo, Centro de Educação Globo, Julieta Gomes Leitão, Darcy Ribeiro, Pedro Peres Fontenelle e Disneylândia para uma palestra com representantes do Cartório da 100ª Zona Eleitoral de Marabá para explicar como ocorre o processo eleitoral real e o que vai ocorrer nas escolas.

O vereador Edivaldo Santos falou de sua trajetória política e elogiou a realização do Projeto Câmara Mirim. Ele falou da importância de todas as pessoas, desde a juventude, se interessarem pela política para ajudar a melhorar os serviços públicos.

A vereadora Irmã Nazaré disse que apesar dos problemas que mancham o trabalho dos políticos de uma forma geral, há vários políticos que se esmeram em desempenhar seu cargo. Citou o exemplo de Nelson Mandela e disse que a Câmara de Marabá foca no desenvolvimento do município. “Se você tem interesse de fazer desse país um lugar melhor para se viver, seja um vereador, deputado ou prefeito para lutar pela melhoria da cidade”.

O vereador Pedro Correa disse que a política faz parte da vida das pessoas, inclusive em casa. Reconheceu que os políticos estão marginalizados em função do que se vê nos meios de comunicação. “Nós precisamos que vocês tenham interesse pela política, para que façam desse cargo um meio de contribuir para a sociedade”, disse Correa.

Uma das sessões mais importantes que tivemos nessa Casa foi da Câmara Mirim no ano passado. Agora, vocês votando ou não, sempre vamos ter governadores, presidentes e outros cargos eletivos. “Mas para isso, é preciso que todos exerçam seu voto com responsabilidade e conhecimento”.

A vereadora Irismar Araújo Melo disse que a Câmara está abrindo para discutir com as escolas o processo democrático através da eleição. Disse que o País se concretiza através das representações em todas as esferas de governo. Mas as coisas acontecem é nos municípios, não no Estado ou na Capital do País. “Em breve, nós os 21 vereadores vamos deixar o cargo e será preciso que outras pessoas ocupem esse cargo. E vocês devem se preparar para essa função”, destacou.

Marcus Ilha Tristão, chefe do Cartório da 100ª Zona Eleitoral de Marabá e Josenilson Alves da Silva, vieram à Câmara apresentar aos estudantes quais os passos para realização de uma eleição. Disse que o processo eleitoral é complexo e as eleições municipais – que ocorrem este ano – vão carecer de um grande esforço dos servidores. “Temos urna eletrônica, mas caso ocorra algum problema, vamos ter urna de lona, como ocorria no passado”, explicou Marcus.

Tristão informou também aos estudantes que Marabá conta atualmente com 159 mil eleitores e não terá segundo turno para prefeito e vereadores porque a legislação vigente diz que só haverá segundo turno em municípios onde houver mais de 200 mil habitantes.