Lar São Vicente presta contas das emendas impositivas recebidas

por André da Silva Figueiredo publicado 06/10/2021 09h05, última modificação 06/10/2021 09h13

A direção do Lar São Vicente de Paulo fez uma espécie de prestação de contas na manhã desta terça-feira, 05 de outubro, no plenário da Câmara Municipal de Marabá.
A presidente do abrigo, Neusa Ventura de Farias, detalhou que a missão deles é acolher o idoso em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal, nos aspectos biopsicossociais, desenvolvendo ações integradas e preservando sua capacitação funcional, tornando-o participativo e integrado à sociedade.
Neuza argumentou que a prestação de contas se faz necessário pelo grande apoio recebido da Câmara, até mesmo através de emendas impositivas. Ela detalhou que o espaço está aguardando a liberação da justiça para novos acolhimentos, devido à pandemia. “O Lar São Vicente possui uma cozinha com refeitório, sala administrativa com banheiro, dispensa, farmácia e lavandeira. Há, ainda, 16 quartos para acolhimento, sendo que nossa capacidade total é para 32 idosos. Temos ainda 14 vagas disponíveis, e hoje estamos com 18 internos”, relatou.
A presidente contou que através das emendas impositivas, o Lar São Vicente melhorou sua infraestrutura para melhor atender aos idosos que necessitam do suporte daquela casa de apoio. Ela também explicou que o Lar funciona 24 horas por dia e os internos recebem todos os cuidados necessários. “As emendas impositivas que os vereadores repassaram ao abrigo somaram R$ 296.670,00, recurso com o qual foi possível fazer a aquisição de um veículo e realizar a ampliação do espaço com a construção de mais quatro quartos, ofertando mais 8 vagas, com implantação de sala de fisioterapia, entre outros serviços”.
Por fim, Neuza clamou que a Câmara continue apoiando o espaço e solicitou ajuda para equipar a sala de fisioterapia, reforma e adequação dos quartos antigos, energia solar, entre outras pautas necessárias para o atendimento dos idosos.
Grande apoiador do Lar São Vicente, o vereador Miguelito agradeceu pelo excelente serviço prestado à sociedade marabaense, de cuidado e respeito ao idoso.
Ilker Moraes teceu críticas ao Governo Municipal por não atendimento das emendas de bancada dos vereadores. Ilker disse que continuará destinando recurso para a casa de acolhimento e que emenda de bancada foi direcionada ao lar São e a gestão municipal não atendeu, não respeitando os direitos dos parlamentares e da própria sociedade.
Os demais vereadores também se posicionaram positivamente para continuar o apoio ao Lar São Vicente e elogiaram a prestação de contas e os resultados obtidos pela instituição.