Memorial Político reabre após passar por nova roupagem

por André da Silva Figueiredo publicado 17/12/2021 14h41, última modificação 17/12/2021 14h41

Em evento marcado pela emoção, o Memorial Político de Marabá foi reinaugurado na noite desta quinta-feira, 16 de dezembro de 2021. Localizado no interior da Câmara Municipal de Marabá e após passar por ampla reforma, o espaço ganhou diversos elogios de quem esteve presente e pôde participar da primeira visita ao local.
Com muita interatividade e diversos recursos tecnológicos, o Memorial passa a ser o guardião das memórias e histórias político-administrativas de Marabá, com mais de 100 anos de história. Nele, constam elementos que resguardam parte da história de Marabá e de personalidades que construíram e têm grandes serviços prestados à cidade.
O Memorial Político foi batizado de “Pedro Oliveira”, uma homenagem do Poder Legislativo a um vereador de quatro mandatos e que ocupou outros cargos públicos em Marabá, entre as décadas de 1960 e 1980.
O local mescla o acervo de dezenas de peças históricas que ganharam a roupagem da tecnologia, por meio de mesa e parede digitais, oferecendo conteúdos interativos.
Estão expostos no Memorial mobiliário e equipamentos antigos do Legislativo Municipal, que atravessaram décadas sendo utilizados pelos vereadores, como uma cadeira ocupada pelo presidente da CMM durante os anos de 1970 e 1980, campainha e máquina de gravação de áudio.
Além disso, o local tem um espaço específico destinado às mulheres que ocuparam cargos eletivos em Marabá – seja como vereadora, vice-prefeita ou deputada estadual. Apenas 16, nos mais de 100 anos de emancipação e criação do município constam nesse exíguo legado.
Muito dinâmico, digital e atual, o Memorial possui diversos ambientes onde o visitante pode interagir com a exposição, através de máquinas touch screen, onde pode assistir a diversos vídeos e acompanhar a linha do tempo dos fatos importantes que marcaram politicamente Marabá.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, afirmou que Marabá ganha um espaço importante para a sociedade, que tem o dever de conservar o acervo que constitui a rica história política da cidade. Ele parabenizou todos que contribuíram para o momento e destacou que a Câmara continuará trabalhando e construindo a história de Marabá.
Convidado a fazer uso da palavra, Gilvan Oliveira, filho do ex-vereador Pedro Oliveira, deu ênfase, no seu discurso, à história de seu pai, e frisou que além do trabalho e dedicação à política local, o maior de seus feitos foi ter sido um servo de Deus, um bom pai, amigo e um homem honesto.