NOTA DE PESAR – ASDRÚBAL BENTES
A Câmara Municipal de Marabá lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado federal Asdrúbal Mendes Bentes, ocorrido nesta segunda-feira, 27 de abril, no Hospital Abelardo Santos, em Belém, com problemas respiratórios e a suspeita de ter contraído coronavírus.
Asdrúbal tinha 80 anos de idade, era natural de Humaitá-AM, mas sua carreira política iniciou no Pará, em 1976, ao filiar-se à Arena em 1976. Mas foi no antigo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), que ele se destacou. No ano de 1983, Asdrúbal foi eleito prefeito de Salinópolis, no Pará.
Posteriormente, veio para a região sudeste do Pará como presidente do GETAT (Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins). Em sua biografia extensa também consta sua participação como presidente do Paysandu e ainda como vice-presidente do Águia por dois mandatos.
Em novembro de 1986, candidatou-se pelo PMDB a deputado federal pelo estado do Pará. Elegeu-se e passou a ocupar seu cargo dentro do Parlamento Federal no início do ano seguinte. Bentes foi o parlamentar que mais trouxe recursos federais para Marabá em toda a história.
Ele chegou a candidatar-se a prefeito de Marabá, mas não foi eleito. Em 2016, ocupou o cargo de superintendente regional do Incra, em Marabá. Seu último cargo público foi o de coordenador do Núcleo de Relações com os Municípios e Entidades de Classe para os 144 municípios do Pará, nomeado pelo governador Helder Barbalho no ano passado. Asdrúbal sempre teve uma boa relação com a Câmara Municipal de Marabá, onde esteve inúmeras vezes como deputado ou até mesmo como superintendente do GETAT e do Incra.
Neste momento de perda e dor, os 21 vereadores da Câmara Municipal de Marabá se solidarizam com familiares e amigos de Asdrúbal Bentes, nosso “eterno deputado”.