𝗣𝗮𝘀𝘀𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗶𝘁𝗲 𝗮𝗼 𝗖𝗶́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗿𝗮𝗯𝗮́

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 14/10/2025 15h13, última modificação 14/10/2025 15h13

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré esteve na Câmara Municipal de Marabá, como já se tornou tradição, como parte do período de visitas e preparativos para o Círio da cidade.
Entre os participantes, Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá e presidente do Círio de Nazaré; João Chamon Neto, secretário Regional de Governo; padre Denir Robson, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré; e Lady Anne de Souza, representante dos colaboradores do Círio, que estiveram entre os presentes ao momento solene antes da abertura da sessão ordinária.
Magda Teixeira e Rafael Faustino iniciaram a celebração no Plenário da Câmara com uma canção para os presentes. O padre Denir Robson usou a tribuna e disse ser uma alegria estar de volta à Câmara de Marabá numa dimensão de fé incomum. “Nós caminhamos neste período com Nossa Senhora e queremos que a beleza do coração dos seus romeiros contagie as outras pessoas. Nosso coração se torna bonito e repleto da graça de Deus quando nos deixamos tocar por gestos marianos”, disse o padre.
Lady Anne de Souza pontuou que o evento é uma evangelização, não é uma visita. “Nossos colaboradores estão nos bastidores para que o Círio acontece da melhorar forma, e que os promesseiros paguem sua promessa e façam suas homenagens. Trabalhamos muito em Marabá nos últimos 45 anos, e hoje o Círio é a segunda maior festa da região Norte, e precisamos abraçar cada vez mais esse evento religioso”.
João Chamon Neto se disse grato à Câmara de Marabá pelo convite para a singela cerimônia de passagem de Nossa Senhora e informou que nesta quinta-feira (16) a imagem estará na Secretaria Regional de Governo. "Este mês de homenagens fortalece cada vez mais o sentimento do catolicismo que Deus nos ensinou para estarmos mais perto dos seus ensinamentos. Em Belém, tivemos 2,5 milhões de pessoas reverenciando Nossa Senhora, superando todos os números e mostrando a força do Círio de Nazaré como manifestação religiosa e cultural”, opinou.
O bispo Dom Vital lembrou que o tema do Círio deste ano é “Maria, sinal de esperança”. Ele destacou que Maria foi uma pessoa que esperava o Salvador e o tempo messiânico, sendo escolhida para ser mãe do filho de Deus. “Vamos marcar presença no Círio. Teremos diversos eventos nos dias 18 e 19, e é importante a participação de todos na peregrinação. Vamos acolher a todos que estiverem na romaria, sejam de Marabá ou de outros municípios. Virão muitas caravanas de fora, além do povo marabaense”, disse o bispo.
O vereador Márcio do São Félix, que é católico, falou em nome dos demais parlamentares e representando a Câmara. “Este é um momento em que temos a imagem de Nossa Senhora, que representa a fé cristã. Maria é a mãe de Jesus, por mais que os dogmas de algumas igrejas não permitam”.
Márcio entregou o projeto de lei aprovado pela Casa que reconhece o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré como Patrimônio Cultural de Marabá e lembrou a figura do empresário Leonildo Rocha, como uma personagem emblemática que sempre apoiou o Círio de Marabá e foi um entusiasta da festa popular pelas ruas da cidade.