𝗣𝗮𝘀𝘀𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗶𝘁𝗲 𝗮𝗼 𝗖𝗶́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗿𝗮𝗯𝗮́

𝗣𝗮𝘀𝘀𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗶𝘁𝗲 𝗮𝗼 𝗖𝗶́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗿𝗮𝗯𝗮́

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 14/10/2025 15h13

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré esteve na Câmara Municipal de Marabá, como já se tornou tradição, como parte do período de visitas e preparativos para o Círio da cidade.
Entre os participantes, Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá e presidente do Círio de Nazaré; João Chamon Neto, secretário Regional de Governo; padre Denir Robson, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré; e Lady Anne de Souza, representante dos colaboradores do Círio, que estiveram entre os presentes ao momento solene antes da abertura da sessão ordinária.
Magda Teixeira e Rafael Faustino iniciaram a celebração no Plenário da Câmara com uma canção para os presentes. O padre Denir Robson usou a tribuna e disse ser uma alegria estar de volta à Câmara de Marabá numa dimensão de fé incomum. “Nós caminhamos neste período com Nossa Senhora e queremos que a beleza do coração dos seus romeiros contagie as outras pessoas. Nosso coração se torna bonito e repleto da graça de Deus quando nos deixamos tocar por gestos marianos”, disse o padre.
Lady Anne de Souza pontuou que o evento é uma evangelização, não é uma visita. “Nossos colaboradores estão nos bastidores para que o Círio acontece da melhorar forma, e que os promesseiros paguem sua promessa e façam suas homenagens. Trabalhamos muito em Marabá nos últimos 45 anos, e hoje o Círio é a segunda maior festa da região Norte, e precisamos abraçar cada vez mais esse evento religioso”.
João Chamon Neto se disse grato à Câmara de Marabá pelo convite para a singela cerimônia de passagem de Nossa Senhora e informou que nesta quinta-feira (16) a imagem estará na Secretaria Regional de Governo. "Este mês de homenagens fortalece cada vez mais o sentimento do catolicismo que Deus nos ensinou para estarmos mais perto dos seus ensinamentos. Em Belém, tivemos 2,5 milhões de pessoas reverenciando Nossa Senhora, superando todos os números e mostrando a força do Círio de Nazaré como manifestação religiosa e cultural”, opinou.
O bispo Dom Vital lembrou que o tema do Círio deste ano é “Maria, sinal de esperança”. Ele destacou que Maria foi uma pessoa que esperava o Salvador e o tempo messiânico, sendo escolhida para ser mãe do filho de Deus. “Vamos marcar presença no Círio. Teremos diversos eventos nos dias 18 e 19, e é importante a participação de todos na peregrinação. Vamos acolher a todos que estiverem na romaria, sejam de Marabá ou de outros municípios. Virão muitas caravanas de fora, além do povo marabaense”, disse o bispo.
O vereador Márcio do São Félix, que é católico, falou em nome dos demais parlamentares e representando a Câmara. “Este é um momento em que temos a imagem de Nossa Senhora, que representa a fé cristã. Maria é a mãe de Jesus, por mais que os dogmas de algumas igrejas não permitam”.
Márcio entregou o projeto de lei aprovado pela Casa que reconhece o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré como Patrimônio Cultural de Marabá e lembrou a figura do empresário Leonildo Rocha, como uma personagem emblemática que sempre apoiou o Círio de Marabá e foi um entusiasta da festa popular pelas ruas da cidade.