Presidente da Câmara participa da Conferência de Meio Ambiente
O presidente da Câmara Municipal de Marabá participou, na manhã desta quinta-feira, 15 de junho, da abertura da VIII Conferência Municipal de Meio Ambiente, que teve como tema este ano “Conservar a Floresta para Preservar a Vida”. O evento ocorre no plenário da Câmara Municipal de Marabá e conta com a participação de dezenas de pessoas, representantes do segmento ambiental.
Jorge Bichara Neto, presidente do Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e da Fundação Zoobotânica de Marabá, destacou enfatizou que a Conferência volta a ser realizada após uma pandemia que afastou as pessoas. Além disso, observou que o evento tem relevância para que se saiba o que os representantes das estruturas ambientais estão fazendo. “Aqui, também, fazemos uma prestação de contas à sociedade”, frisou o ambientalista.
Alecio Stringari, presidente da Câmara Municipal de Marabá, destacou que este é um momento importante, ímpar, onde se discute a preservação, o progresso e o desenvolvimento, numa Amazônia tão grande. “Esta conferência é salutar para todos. Tivemos dois anos sem poder realizar, por conta da pandemia. É importante que o município fique atento às questões ambientais e as discussões por meio das palestras que serão apresentadas, nos ajudarão a entender a realidade de nosso município. Precisamos fazer valer o que temos de riqueza. Precisamos cuidar daquilo que resta e nos preocupar com a sustentabilidade.”
Rubens Borges Sampaio, secretário Municipal de Meio Ambiente, foi outro que enalteceu a relevância da realização de uma conferência para alargar o conhecimento sobre a temática. Ele lembrou que, para um banco financiar um empreendimento, exige o licenciamento ambiental ou a dispensa dele.
Rafael Monteiro, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), disse que o tema da preservação da floresta é de grande importância para todos, e que o Estado do Pará tem atuado para que o desenvolvimento aconteça, mas de forma sustentável.
A Conferência contou a apresentação do Comam; palestra sobre “Unidades de Conservação Municipais”; apresentação do trabalho realizado pela Escola José Mendonça Vergolino; e apresentação das implantações da A2EP do ano de 2023.