Primeira sessão de 2023 recebe centenas de pessoas no Plenário

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 15/02/2023 12h49, última modificação 15/02/2023 12h49

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a Câmara Municipal de Marabá realizou a primeira sessão ordinária de 2023, com participação de mais de 200 pessoas no Plenário e mais de 500 acompanhando a transmissão, ao vivo, pelo Facebook.

Quem presidiu a sessão foi Alecio Stringari, novo presidente do Poder Legislativo para o biênio 2023-2024, acompanhado do primeiro secretário, Beto Miranda; do segundo secretário, Miguel Gomes Filho; da terceira secretária, Cristina Mutran; do vice-prefeito, Luciano Lopes Dias; do secretário Regional de Governo, João Chamon Neto; e do comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Maurício de Souza.

O secretário João Chamon parabenizou a nova Mesa Diretora da Câmara e desejou ao Poder Legislativo pleno êxito durante o novo ano legislativo e se solidarizou com os servidores presentes à sessão e suas reivindicações por meio de construção de uma pauta com o Executivo.

João ainda destacou a parceria renovada entre o Governo do Estado e município de Marabá e convidou os vereadores para participar com a governadora em exercício Hana Ghassan para evento no Centro de Convenções para discussão do Orçamento do Estado para os próximos anos.

O general Maurício de Souza disse que o Exército, que está em Marabá há mais de 50 anos, falou que a história mostra as conquistas com apoio do Exército nesta região, seja na defesa da pátria ou de apoio às necessidades sociais da comunidade. “Contem com esta instituição secular, que tantos valores têm a ensinar à nossa sociedade, mostrando sempre braço forte e mão amiga”.

O vice-prefeito Luciano Lopes Dias apresentou a mensagem do Poder Executivo ao Legislativo, conforme previsto em lei. Destacou a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara e salientou várias ações que a Prefeitura vem realizando na zona urbana e também na rural, com trabalho expressivo das secretarias municipal de Obras e Agricultura. “O reflexo nós vemos na agricultura familiar e destaco a participação da Câmara Municipal, que produz, que dialoga sempre com o Executivo em busca das melhores soluções para Marabá”.

Ele apresentou algumas propostas para 2023. Enfatizou o trabalho da Defesa Civil de Marabá, que se preparou de forma preventiva para o caso de enchente este ano. “Foram mapeadas todas as áreas básicas e possui cadastro em tempo real de todas as pessoas avaliando nível do rio e quantidade de casas que possam ser atingidas. Várias obras iniciadas em 2022 serão concluídas este ano”, frisou.

No grande expediente do dia, o vereador Márcio do São Félix elogiou a Câmara por manter um profissional de libras para traduzir os temas da sessão para a comunidade surda que acompanha os trabalhos no Plenário.

O vereador também falou da importância de o Executivo manter diálogo permanente com os servidores. De acordo com ele, tem sido procurado incessantemente por profissionais da educação e saúde, que escancaram problemas crônicos nestas duas áreas e disse que é preciso dar um retorno positivo para a sociedade.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, falou da aliança forte entre Estado e Município de Marabá para desenvolvimento em várias áreas. “Marabá não é só zona urbana, mas rural também e estamos vendo muitas ações nas comunidades mais distantes nos últimos anos”.

O presidente disse que as comissões e Mesa Diretora cumprem seus papéis, e que as divergências de ideias entre os vereadores são salutares e ajudam a discutir os temais simples e complexos que chegam ao Parlamento.

O vereador Coronel Araújo relatou ser preciso ouvir a comunidade, que tem reclamado muito da falta de estrutura dos hospitais municipais: HMM e HMI. Ele também pediu atenção e sensibilidade com as pautas dos servidores da educação.

O vereador Pedrinho Corrêa pediu ao vice-prefeito, Luciano Dias, que seja criada uma mesa permanente de negociação com servidores e que a Câmara Municipal tenha assento na mesma, inclusive para debater a pauta que os servidores têm apresentado na Câmara relacionado a progressões verticais e horizontais.

Decano do Parlamento, o vereador Miguelito frisou que os vereadores vão lutar pela pauta dos servidores da Educação. Disse que o Executivo cuida muito bem das coisas, mas precisa cuidar mais das pessoas. “As demandas de vocês são justas e precisamos dialogar para atendê-las”.

O vereador Marcelo Alves fez um balanço positivo da gestão municipal em relação às obras que estão em execução na cidade, mas ressaltou que a cidade não é feita só de obras, mas também de pessoas, de servidores, que precisam ser ouvidos com suas reivindicações salariais.