Procuradores de Marabá participam de congresso nacional em São Paulo
Em um momento em que o papel da advocacia pública ganha cada vez mais destaque no fortalecimento das instituições democráticas, a Procuradoria da Câmara Municipal de Marabá marcou presença no centro das discussões nacionais. Entre os dias 24 e 26, o III Congresso Brasileiro da Advocacia Pública do Legislativo Municipal ((CONAPILM/CBAPLM), realizado em São Paulo, reuniu especialistas de todo o país, e Marabá se destacou não apenas pela participação técnica de sua equipe, mas também pela presença de um de seus procuradores no rol de palestrantes do evento.
Ao longo dos três dias, o congresso funcionou como um grande espaço de discussão, capacitação e troca de experiências, abordando os desafios específicos enfrentados por procuradores e advogados que atuam na assessoria legislativa. Os debates envolveram assuntos atuais da advocacia pública municipal, bem como estratégias para fortalecer as instituições do Legislativo e aprimorar práticas que impactam diretamente o funcionamento da democracia local.
Por Marabá, participaram do evento os procuradores Jéssica Cangussu de Abreu Queiroga, Rômulo Barbosa Lima, Carla da Silva Lobo e Ierry Souza Frazão. O advogado Rômulo Barbosa representou Marabá como um dos palestrantes do evento, integrando o painel que discutiu a atuação do procurador legislativo em licitações e contratos, com foco nas principais inovações introduzidas pela Lei 14.133/2021.
“Participar deste congresso na condição de palestrante foi uma grande oportunidade que tive para compartilhar temas atuais em matéria de licitações e contratos administrativos no âmbito do Poder Legislativo Municipal, com ênfase na jurisprudência mais recente dos Tribunais de Contas do país. Além disso, o CBAPLM foi um momento oportuno que tivemos para fazer networking e trocar experiências com outros procuradores legislativos de diversas localidades do País. Foi uma experiência que nos enriqueceu como profissional e que, certamente, nos auxiliará a prestar um assessoramento jurídico de excelência à Câmara Municipal de Marabá, contribuindo cada vez mais para o fortalecimento e a independência do Poder Legislativo Municipal na defesa de suas prerrogativas institucionais”.
Para a procuradora Jéssica Abreu, diretora do Departamento Jurídico da CMM, além de acompanhar debates essenciais sobre a atuação jurídica no Legislativo, o grupo de Marabá teve a oportunidade de assistir a um colega como palestrante, representando de forma brilhante o Poder Legislativo Municipal. “Esses três dias reforçaram a importância de um jurídico forte e atuante, a fim de fortalecer cada vez mais nossa Casa Legislativa”.