Procuradoria da Mulher de Marabá capacita vereadoras de Rondon para implantação do órgão

por André da Silva Figueiredo publicado 07/07/2025 09h25, última modificação 07/07/2025 09h25

Na manhã da última sexta-feira (4), a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Marabá promoveu uma capacitação voltada às vereadoras de Rondon do Pará. O encontro, realizado no Plenarinho da Casa de Leis marabaense, teve como objetivo orientar sobre os trâmites necessários para a criação do órgão no município vizinho e ampliar as políticas de proteção e assistência às mulheres.
Participaram da atividade cinco vereadoras de Rondon do Pará: Milena Lustosa, presidente da Câmara e procuradora titular; Keila Melo, também procuradora titular; além das procuradoras adjuntas Fabiana Evangelista, Edna Dutra e Maísa Carvalho.
Durante a formação, foram apresentados os procedimentos legais e administrativos para a instalação de uma Procuradoria Especial da Mulher, bem como exemplos de ações já realizadas em Marabá. A vereadora Cristina Mutran (MDB), procuradora titular da Casa, destacou a relevância do encontro e o impacto social da iniciativa. “Estamos recebendo as vereadoras de Rondon do Pará, que, ao conhecerem as ações que desenvolvemos no último ano, sentiram-se motivadas a buscar orientação. Isso nos alegra, pois mostra que nosso trabalho está se tornando referência e pode ser expandido para beneficiar ainda mais mulheres”, afirmou.
Também presente na capacitação, a vereadora Maiana Stringari (PDT), procuradora adjunta em Marabá, reforçou a importância da articulação entre os Legislativos municipais. “Esse intercâmbio permite a criação de políticas integradas de proteção à mulher. É gratificante saber que nosso trabalho inspira outras cidades. A instalação de uma nova procuradoria significa mais mulheres sendo assistidas”, disse.
A técnica da Procuradoria Especial da Mulher, Luana Bastos, que também é uma defensora ativa da causa, ressaltou que o fortalecimento em rede contribui para uma atuação mais abrangente em todo o estado. “Receber as vereadoras de Rondon aqui é gratificante. Isso reconhece o trabalho da Procuradoria de Marabá e permite que as políticas públicas que aplicamos aqui se expandam. Tenho certeza de que este encontro resultará em ações transformadoras”, avaliou.
A vereadora Milena do Dahu (PSD), presidente da Câmara de Rondon e procuradora titular no município, afirmou que a visita foi fundamental para colher experiências e adaptá-las à realidade local. “Como primeira mulher a presidir a Câmara de Rondon, sinto que é meu dever ampliar espaços para as mulheres na sociedade. Estamos aqui para nos qualificar, trocar experiências e construir, juntas, um ambiente mais democrático, onde os direitos das mulheres sejam respeitados e seu bem-estar garantido”, destacou.