SMS apresenta dados da cobertura vacinal em Marabá

Na manhã desta terça-feira, 8 de novembro, a sessão da Câmara Municipal de Marabá recebeu representantes da Secretaria Municipal de Saúde para falar sobre a vacinação de penta e poliomielite no município. A coordenadora de Saúde do Homem, Eliane Moreira, falou das ações realizadas pelo Poder Executivo sobre vacinação no município, dividindo as crianças por faixa etária e sexo.

Ela detalhou que foram vacinadas 2.951 crianças do sexo masculino e 2.416 do sexo feminino menores de 1 ano de idade, num total de 5.367. Já com a idade de 1 ano foram 2.644 do sexo masculino e 2.564 do sexo feminino, totalizando 5.208 crianças. Os dados mostram que a cobertura vacinal alcançou apenas 49%, não representando a metade da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município.

Após a exposição da quantidade de vacinados, ela falou um pouco sobre o modelo de financiamento Previne Brasil. Ela explicou que o modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas sob responsabilidade das equipes. “A definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes; Esses incentivos contemplam a implementação de programas, estratégias e ações que refletem na melhoria do cuidado na Atenção Primária e na Rede de Atenção à Saúde”, frisou Eliane.

Por fim, ela falou um pouco sobre o projeto PIPAS (Primeira Infância Para Adultos Saudáveis), que tem como objetivo obter indicadores do desenvolvimento infantil por meio de pesquisas realizadas durante as campanhas de multivacinação.