Valdinar Monteiro ganha noite de homenagens na Câmara

por André da Silva Figueiredo publicado 29/11/2019 09h11, última modificação 29/11/2019 09h11

Na noite desta quinta-feira, 28 de novembro, a Câmara Municipal de Marabá realizou uma cerimônia de homenagem ao procurador jurídico do Legislativo e escritor Valdinar Monteiro, que é servidor concursado da Casa de Leis há 21 anos. O evento foi organizado pela Escola do Legislativo, tendo à frente a diretora Gabriela Silva, que abriu a programação com a leitura de um poema de Carlos Drummond de Andrade, bastante admirado pelo homenageado. Familiares, maçons, amigos e colegas de trabalho de Valdinar prestigiaram o evento, que aconteceu nas dependências da Câmara.

O presidente do Parlamento, Pedro Corrêa Lima, disse aos presentes que aquela cerimônia era necessária para enaltecer o trabalho relevante do procurador e um dos escritores mais destacados da comunidade marabaense. “Sinto-me honrado de a Câmara fomentar a arte e valorizar a cultura local. Às vezes não prestamos o devido valor a quem é fundamental a um trabalho, como é o caso do Dr. Valdinar, que possui uma imensa capacidade técnica e é um grande artista marabaense. Espero que esse dia seja especial pra vc como tem sido para todos nós”.

Pascoal de Oliveira, Grão Mestre da Loja Maçônica em Marabá, falou dos livros do homenageado e sustentou que, historicamente, a Loja Maçônica é um celeiro de grandes escritores. “Desejamos sucesso e muita felicidade ao irmão Dr. Valdinar Monteiro”.

O educador André Vianello foi escalado para ler, em voz alta, a famosa crônica da Despedida do Palacete, livro de 2015. Também como parte das homenagens foi exibido um vídeo com depoimentos de amigos e esposa sobre a trajetória de Valdinar e sua influência na família e pessoas que o cercam.

Após as homenagens, Valdinar Monteiro usou a palavra e agradeceu a presença de todos e as homenagens recebidas. Demonstrou ter profunda gratidão por todos os colegas, vereadores e servidores da Câmara. Rememorou que o ex-vereador Ronaldo Yara, presente ao evento, lhe concedeu título de Cidadão Marabaense. Falou da sua relação com Marabá desde a infância, embora tenha nascido no vizinho município de São Domingos do Araguaia. “Agradeço, profundamente, a atitude do vereador Pedro Corrêa pela homenagem que recebo nesta noite. Só tenho uma palavra para descrever tudo isso: gratidão”.

Na visão de Dr. Valdinar, o vereador Pedro Corrêa é um estadista e um grande gestor, que trabalha com transparência. “Outro ponto de destaque é a forma serena com o que trata os servidores, munícipes e demais vereadores. Além da sua capacidade de reconhecer o trabalho dos servidores da Casa”, finalizou.

Ao final, o presidente Pedro Corrêa entregou ao homenageado uma Moção de Aplauso do Legislativo por sua dedicação enquanto servidor e pelo conjunto de suas obras publicadas: A Despedida do Palacete, Revista e Jornal (Crônicas Escolhidas); Direito de recusa do paciente à transfusão de sangue e a outros procedimentos médicos e As areias nuas do mar. Esses dois últimos, lançados durante o evento.