Vereadores de Marabá prestigiam lançamento do “Câmara do Futuro”

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 31/03/2023 12h56, última modificação 31/03/2023 12h56

Os vereadores Aerton Grande, Marcelo Alves e o presidente da Câmara de Marabá, Alecio Stringari, além da diretora da Elmar, Gabriela Silva, estiveram em Parauapebas nesta quinta-feira, 30 de março, para prestigiar o lançamento do Programa “Câmara do Futuro”, com várias inovações no segmento legislativo. O evento foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Parauapebas e contou mais a presença de mais de 600 pessoas.

Criação e lançamento da Escola do Legislativo com cursos de graduação e pós-graduação, ampliação e reforma do prédio da Câmara Municipal de Parauapebas, Criação do Museu da Câmara “Faisal Salmen” e oferta de serviços de cidadania à população. Esses serviços fazem parte do programa “Câmara do Futuro 2023”, lançado nesta quinta-feira, 30 de março, durante um evento que contou com a participação de várias autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão.

O projeto é uma proposta da Mesa Diretora da CMP para o biênio 2023-2024, e promete marcar o trabalho do parlamento, sob a presidência do jovem vereador Rafael Ribeiro.

Segundo Rafael, projeto foi pensado e criado para modernizar e fortalecer o papel do legislativo como instituição responsável pela elaboração e aprovação das matérias e leis municipais, e, simultaneamente, se propõe a lançar um novo olhar na relação entre o legislativo e a sociedade, visando o avanço da cidadania.

“Vamos sair dos gabinetes e ir às ruas, a fim de nos aproximarmos ainda mais de todas as comunidades que fazem parte do povo diversificado e multicultural parauapebense. Com respeito e carinho, queremos ouvir os anseios e as demandas da nossa população, que servirão de base para a criação de políticas públicas, para a melhoria do nosso município”, prometeu.

Segundo ele, o “Câmara do Futuro” também visa gerar e impulsionar conhecimentos para as novas e atuais gerações, com vários projetos para toda a sociedade.

O presidente Alecio Stringari avaliou que a participação dele e dos colegas Aerton Grande e Marcelo Alves foi importante para fortalecer o elo com os colegas de Parauapebas. Para ele, a CMP está lançou um pacote de ações e serviços arrojado que deve servir de parâmetro para outros parlamentos do Pará. “Eles estão investindo na formação dos cidadãos, algo que já fazemos com a Escola do Legislativo, mas precisamos ir além”, observa.

Gabriela Silva exaltou o trabalho de Saulo Ramos, presidente do Instituto Legislativo da Câmara de Parauapebas, que lançou o embrião da Escola Legislativa na CMP. “Ele e o presidente Rafael Ribeiro se empenharam nos últimos meses e foram atrás de parcerias e convênios com vários órgãos que serão fundamentais para prestar mais serviços à comunidade daquele município”, destacou ela.