Vereadores discutem com secretário de Finanças arrecadação da taxa de iluminação
Na manhã desta quarta-feira, 27, vereadores da Câmara Municipal de Marabá reuniram-se na Sala de Comissões com o secretário de Finanças da Prefeitura, Pedro Lima, para discutir os valores repassados pela Celpa ao município de Marabá relativos à Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
Participaram da reunião os vereadores Vanda Américo, Alecio Stringari, Irmã Nazaré e Guido Mutran. A vereadora Vanda Américo questionou a Pedro Lima quanto foi arrecadado desde agosto de 2015 até janeiro de 2016. Ela quer que o município acelere a reposição de lâmpadas em ruas na cidade, porque há muitos pontos que estão escuros. “Vivemos um momento de insegurança grande na cidade e a escuridão favorece a prática de crimes”, destacou Vanda.
Ela disse que fora as reclamações através do número de telefone 0800 diretamente à Secretaria de Serviços Urbanos, há queixas que chegam aos vereadores, que foram juntadas em uma só lista e apresentada para o município levar em consideração e atender as demandas.
Pedro Lima apresentou aos vereadores uma tabela dos recursos arrecadados mês a mês com a taxa de iluminação pública desde dezembro de 2014 até o início de 2016.
No ano de 2015, por exemplo, a receita do município referente à CIP foi de R$ 18.916.268,03, enquanto a despesa com a iluminação pública e empresa responsável pela manutenção do sistema foi de R$ 6.720.542,66.
Os vereadores também reclamaram que a Prefeitura não faz auditoria para avaliar se os valores repassados pela Celpa ao município condizem com o que realmente arrecada dos consumidores. Disseram que vão manter reunião com gestores da Secretaria de Gestão Fazendária para cobrar uma fiscalização nesse segmento.
Ficou definido que uma nova reunião será agendada com a Segfaz e Semsur para discutir o cronograma de restabelecimento da iluminação pública em vários bairros da área urbana e também em comunidades da zona rural.