Vereadores participam de inauguração do setor de hemodinâmica no Hospital Regional

Na manhã desta segunda-feira, dia 13 de junho, sete vereadores de Marabá participaram da cerimônia de inauguração do setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP). O evento contou com a presença do governador Helder Barbalho, entre outras autoridades.

Os vereadores que acompanharam a inauguração do serviço são Pedrinho Corrêa, Ilker Moraes, Coronel Araújo, Cristina Mutran, Ray Athiê, Marcelo Alves e Ronaldo da 33.

O espaço terá capacidade para cerca de 100 procedimentos ao mês e contará com uma equipe de 20 profissionais, entre médicos cardiologistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de equipe de apoio e administrativa. O setor abrange 350 metros quadrados, divididos em consultório, sala de hemodinâmica, sala de repouso com quatro leitos, sala de limpeza de cateter, vestiários e salas administrativas.

A hemodinâmica se propõe realizar exames diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia cardiovascular, usualmente recorrendo a catéteres e injeções de contraste. Executam-se também procedimentos terapêuticos como angioplastia, drenagens e embolizações terapêuticas.

Segundo o governador, ao todo, foram investidos na construção do setor mais de R$ 7 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O serviço está disponível para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região.

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, lembra que a Câmara Municipal cobrava a instalação desse serviço há vários anos no Hospital Regional de Marabá, diante da grande quantidade de pessoas com problemas cardiovasculares. “O governador Helder cumpriu sua palavra e agora a comunidade de nossa cidade e região poderá ser atendida aqui mesmo, sem precisar ir para outros centros urbanos”, comemora Pedrinho.