Vereadores pedem convênio do município com hospital de Morada Nova

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 09/05/2023 12h10, última modificação 09/05/2023 12h15

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 9 de maio, o vereador Márcio do São Félix abriu discussão sobre a falta permanente de leitos hospitalares nos dois hospitais de Marabá – HMM e HMI e a necessidade de atender pessoas que carecem de atendimento, principalmente cirurgias.

Ele lembrou que em evento da última semana, o prefeito Tião Miranda anunciou abertura de licitação para construção de um prédio para abrigar novo Pronto Socorro ao lado do Hospital Municipal, no valor de R$ 18 milhões.

Márcio do São Félix pediu para que o município busque parceiros para cirurgias, lembrando que o Santa Terezinha, na Marabá Pioneira, já está com demanda elevada. “A gestão precisa ter estrutura paralela. Em Morada Nova há um hospital pronto, o Med Lab. Já foi cogitada parceria na gestão passada do governo do Estado, que aprovou a estrutura daquela casa de saúde”, disse ele.

A sugestão dele é que um possível convênio possibilite que o Med Lab seja usado para pequenas cirurgias eletivas de baixo risco, dando retaguarda ao HMM, atendendo uma parte da população de toda a cidade.

Márcio explica que o Med Lab pertence ao médico Gabriel Botelho, e conta com 25 leitos adulto, 5 leitos infantil, laboratório, Raio X, Centro Cirúrgico, além de uma ambulância.

Atualmente, explica o hospital já conta com uma parceria com o município, oferecendo serviço de cardiologia, exames admissionais, e agora busca credenciamento junto ao município para atender outros serviços, como cirurgias eletivas. “Eles já protocolaram proposta para receber pacientes de todas as partes da cidade”, disse.

O vereador Aerton Grande, líder do governo na Câmara e também residente em Morada Nova, revelou que já levou o vice-prefeito Luciano Dias ao Hospital Med Lab, depois uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde fez inspeção ao local, mas posteriormente as tratativas paralisaram. “Reconheço, Márcio, que essa pauta é de extrema relevância e vou conversar novamente com o vice-prefeito para sensibilizá-lo da importância dessa parceria para desafogar o Hospital Municipal e outros serviços de saúde”.

O vereador Cabo Rodrigo também concordou que o hospital de Morada Nova seria importante para desafogar o serviço de saúde do município e disse que o município precisa, urgentemente, avaliar proposta e contratar o serviço para atender uma demanda do município que é gigantesca.