Vereadores protocolam documento no MP pela fiscalização de combustíveis, gás de cozinha e carne

por Adriano Ferreira Carvalho Moura publicado 24/05/2023 12h35, última modificação 24/05/2023 12h57

Um dos temas abordados na sessão desta terça e quarta-feira, 23 de maio, foi a sobre a mudança na política de preços adotada pela Petrobras, que baixou o valor do diesel, gasolina e do gás de cozinha na semana passada. Além de discutir o tema na sessão, cinco vereadores foram ao Ministério Público Estadual e protocolaram documento endereçado à Promotoria do Consumidor.
Ilker Moraes, Marcelo Alves, Ray Athie, Cabo Rodrigo e Frank do Jardim União estiveram junto no MP e disseram que a mesma cobrança fora feita ao Procon Municipal, para que exerça a fiscalização tanto no segmento de combustíveis quanto no da comercialização da carne.
O vereador Ilker Moraes utilizou a tribuna e pediu uma ação do Procon para acompanhar de perto o percentual de diminuição nos estabelecimentos de Marabá, para verificar se a diferença anunciada pelo governo está sendo repassada aos clientes, ou mesmo se o comerciante teve o desconto já aferido pela distribuidora. “Temos de pensar em quem vive na ponta, os trabalhadores, classe média, que precisam se locomover. Os caminhões que precisam transportar a produção do país. Mas, é preciso que os órgãos de controle e avaliação desses preços acompanhem se não está havendo queda justa no valor que está sendo cobrado. O governo anunciou uma redução no preço da gasolina e do diesel em torno de 12% a 13%, que dá em torno de 40 a 45 centavos no litro. Mas parece que esse percentual não está sendo aplicado em Marabá”.
Marcelo Alves também discursou sobre o tema. O vereador disse que vem acompanhando nas últimas semanas a questão da mudança nos preços dos combustíveis, porque ela influencia muito o custo de vida da população, inclusive, sobre os preços dos alimentos. Ele afirmou que com a mudança, a tendência é que o valor dos combustíveis baixe e fique menos suscetível à dolarização.
“Queria incentivar e chamar os demais vereadores para fazer um documento solicitando do Procon e do Ministério Público para realizarem uma fiscalização nos postos de combustíveis, porque a gente vê que em Marabá baixou muito pouco em relação a outros municípios. Ninguém está falando aqui em ser contra o empresário de posto combustível e revenda de gás, mas, em ter o preço justo. Hoje, o governo federal lançou uma plataforma de denúncia e fiscalização dos preços dos combustíveis. O Brasil todo está se mobilizando pelo Dia do Preço Justo e aí eu comungo com os vereadores que querem participar da formatação deste documento para que o Procon e MPPA possam fiscalizar esta situação”, disse Marcelo Alves.
Agora, os vereadores querem abrir um debate mais amplo sobre o assunto e convidar tanto a direção do Procon quanto a promotora do Consumidor, Aline Tavares para uma sessão na Câmara nos próximos dias.