Vereadores reconhecem trabalho relevante em favor dos idosos em Marabá
Durante a sessão desta terça-feira, 3 de outubro, a Câmara Municipal de Marabá recebeu equipe da SEASPAC (Secretaria Municipal de Assistência Social e Ações Comunitárias), em função da passagem do Dia da Pessoa Idosa, transcorrido no último domingo, 1º de outubro, e pelos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa.
A presidente do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa, Helane Moreira Oliveira, falou das ações da campanha “Faça ouvir a sua voz”, que estão sendo desenvolvidas ao longo deste mês para celebrar os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e do Dia da Pessoa Idosa.
“O Estatuto da Pessoa Idosa foi criado para que eles recebessem respeito e dignidade que merecem. Além disso, para assegurar o envelhecimento saudável e digno a todos os idosos”, disse ela.
Helane revelou que de janeiro a setembro deste ano, foram acolhidas 25 denúncias, via WhatsApp, relacionadas à violação dos direitos de pessoas idosas. Segundo ela, no topo das queixas há relatos de negligência, violência psicológica e violência financeira.
A presidente do Conselho alertou os presentes sobre os desafios enfrentados atualmente na sociedade para garantir os direitos dos idosos, com isolamento social e segurança financeira. “Temos uma rede de proteção da pessoa idosa em Marabá, com MPPA, SEASPAC, Conselho do Idoso, CRAS, CREAS, Polícia Civil, entre outras”.
O vereador Márcio do São Félix enalteceu o trabalho do Lar São Vicente de Paulo e do Cipiar, que acolhem idosos do município e cuidam deles com esmero. “Os CRAS recebem os idosos com muito carinho e fazem atendimento diferenciado. Temos equipes preparadas para cuidar das pessoas da melhor idade. Vocês, idosos, merecem muito mais do que estamos oferecendo, porque ajudaram a construir essa cidade, esse país”.
O vereador Ilker Moraes disse que é preciso lutar por garantias de direitos, seja em favor de crianças, idosos, LGBTQIA+ e outros grupos vulneráveis. “E nós, agentes políticos, não podemos concordar com isso. Precisamos exigir do poder público que realize ações para melhorar o serviço de proteção a quem está sofrendo agressão”.
A vereadora Dra. Cristina Mutran também enalteceu o trabalho desenvolvimento em favor dos idosos em Marabá, com dois espaços de longa permanência. “Os idosos do Cipiar e do Lar São Vicente de Paulo merecem nosso apoio, consideração, e também os profissionais que atuam nesses dois locais. Esses idosos já fizeram muito por nossa cidade”, reconheceu.
Por fim, Dra. Cristina lembrou de uma emenda impositiva de seu gabinete, a qual foi importante para aquisição de uma camionete para atender as ações do Conselho da Pessoa Idosa. “Tudo que está ao nosso alcance estamos junto tentando ajudar”, disse Dra. Cristina.
O presidente da Câmara, Alecio Stringari, falou da responsabilidade que as instituições têm com os idosos da cidade. “Eles são bem cuidados em nosso município. Se há algum idoso que esteja sendo maltratado no seio de sua família, a gente lamenta e recomenda oferecimento de denúncia às autoridades que têm o poder de fiscalizar e tomar as medidas legais”, disse Alécio.