PARLAMENTO JOVEM
O projeto justifica-se pela necessidade de trabalhar temas transversais na sala de aula, como recomenda o artigo 26, § 7o da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Base Nacional Comum Curricular que versa sobre os direitos de aprendizagem de todo aluno que cursa a Educação Básica no Brasil. A Base possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”. Essas competências devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica e, por isso, permeiam cada um dos componentes curriculares, das habilidades e das aprendizagens essenciais especificados no documento da BNCC, dentre elas estão as duas que citamos abaixo que corroboram com a execução desse projeto:
1ª - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
10ª Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Dessa maneira, o Projeto colabora para o desenvolvimento da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade, inserindo o jovem, aluno de ensino médio, neste universo. Contribui também, para a divulgação e esclarecimento da importância do Poder Legislativo e da construção da imagem positiva desta Casa de Leis, o programa propicia a elaboração de propostas formuladas pelos jovens vereadores participantes, que poderão materializar-se em normas ou proposituras que melhorarão a qualidade de vida da nossa cidade.
Tendo em vista, a formação de cidadãos ainda mais conscientes politicamente e críticos, o Projeto proporcionará a formação de agentes transformadores na sociedade, o Parlamento Jovem, sem dúvida, instruirá, alegrará e emocionará os alunos e professores envolvidos, bem como enriquecerá a formação destes indivíduos com a prática multidisciplinar.