CÂMARA VERDE

por Escola do Legislativo publicado 14/04/2023 09h55, última modificação 14/04/2023 13h49

 

O projeto nasce da necessidade de ressaltar a importância da Floresta Amazônica para seu próprio povo e celebrá-la em seu dia comemorativo. Sabemos que a Amazônia abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo e que juntas, elas colaboram com a estabilidade do clima e da temperatura em todo o planeta e com a regulação do sistema de chuvas que abastece diversas partes do nosso país, todavia é preciso explicar à população como isso influencia em seu dia a dia.

Para além de toda a sua importância ecológica, a Amazônia ainda é lar de grande parte dos povos indígenas brasileiros. Ou seja, a preservação dessa área, além de ser fundamental para a saúde do planeta, ainda é crucial para a sobrevivência da cultura indígena.

Também é sabido que o maior bioma de todo o território brasileiro começou a ser devastado já há muito tempo, porém, grande parte da população é levada a pensar que somente o homem atual prejudica a floresta. Por esse motivo, é preciso desmistificar a ideia de que os prejuízos à Amazônia nasceram e se resolverão rapidamente.

Em Marabá, a situação não é diferente. Por exemplo, os dois rios que banham a cidade, Tocantins e Itacaiúnas, sofrem com as intempéries causadas pelo avanço da urbanização, o que reflete na saúde da população e do nosso ecossistema. Daí surge a necessidade de conscientizar os munícipes sobre preservação do meio ambiente, da Amazônia e de nossas riquezas naturais. É preciso que aproximemos a sociedade dos nossos estudiosos e técnicos no assunto, a fim de difundir práticas sustentáveis e fomentar a educação ambiental no município.

Assim, falar sobre a preservação da Amazônia é urgente. Mais do que nunca, esse assunto precisa estar nas rodas de amigos, no café com os colegas do trabalho, em casa com a família, nas salas de aula e, claro, em destaque no Poder Legislativo. Afinal, se o artigo 225 da Constituição Federal de 1988 impõe ao poder público e à coletividade a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações, precisamos nos preocupar em ser e criar cidadãos com consciência ambiental que busquem pela sadia qualidade de vida garantida na Constituição Cidadã.